A partir de uma homenagem proposta pelo deputado Jorge Pozzobom (PSDB), a fundadora e presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, a Medalha do Mérito Farroupilha. No ato da homenagem, Pozzobom resgatou um pouco da história da entidade desde a sua criação, há 14 anos, e falou do orgulho em conceder a maior honraria do Parlamento gaúcho a um trabalho que beneficia 1,5 milhão de pessoas e é referência nacional e internacional.
Por sua vez, o presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), disse considerar a ação da Parceiros Voluntários como um dos trabalhos mais honrados e dignificantes desenvolvidos no Estado. Maria Helena agradeceu aos voluntários e à família, que a apoiaram e a ajudaram a desenvolver a atividade que é a “sua missão de vida”. Disse que no tempo em que esteve à frente da entidade muita coisa mudou, algumas para melhor, outras para pior, e que algo que certamente mudou para melhor foi o espaço adquirido pelo termo “voluntariado”. Segundo ela, a Parceiros Voluntários refaz a pergunta “O que eu ganho com isso?” para “Em que eu posso ajudar?”.
Entre os presentes, estiveram a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), o empresário Jorge Gerdau, marido da homenageada, a representante do Tribunal de Justiça, desembargadora Laura Louzada, o desembargador Eduardo Delgado, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Lima Veiga, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Victor Faccioni, o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein, e o presidente da OAB-RS, Cláudio Lamachia. Também acompanharam a homenagem empresários, familiares, representantes de entidades e voluntários.