Um pequeno balanço do primeiro ano de governo, o Plano de Sustentabilidade, segurança e investimentos para 2012 foram alguns dos temas abordados no Ao participar do programa de rádio “RS Sem Fronteiras”, da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), o governador do Estado, Tarso Genro, apresentou um balanço do primeiro ano de governo. “Nós conseguimos encaminhar todos os problemas que precisavam ser encaminhados. A nova relação com o Governo Federal trouxe resultados espetaculares”, disse Tarso.
O governador apresentou o Plano Safra estadual, lançado em julho deste ano, como um dos destaques de 2011. O programa auxilia as cooperativas, a agricultura familiar, o médio e o pequeno agricultor. Outra medida do Governo foi a inclusão da participação popular pela internet, assim como o orçamento participativo, que, disse ele, será “restaurado, criando um novo modo de participação”.
Tarso também destacou o Plano de Sustentabilidade, cujo objetivo é manter os direitos dos trabalhadores e financiar aposentadorias sem suprimir valores. Atualmente, o Estado gasta em torno de R$ 5 bilhões por ano com aposentadorias. Com o Plano de Sustentabilidade, trabalhadores com maiores salários contribuirão com valores mais elevados. Assim, será mantido um mecanismo de proteção social em funcionamento. “Há uma dúvida se isso vai ser mantido porque o Tribunal de Justiça do Estado está achando que o projeto é equivocado. Mas nós vamos recorrer, pois o resultado foi altamente positivo”, afirmou Tarso Genro.
Na área da Segurança Pública, o governador afirmou que uma das maiores reivindicações está ligada aos salários dos servidores. Apesar de existirem categorias com altas remunerações, o pagamento da maioria dos funcionários ainda precisa melhorar. “Eu queria atender todas as demandas, na exata medida que os trabalhadores estão pedindo, mas isso é impossível”. Mesmo com as dificuldades orçamentárias do Estado, Tarso lembra que todos os servidores que fizeram negociações com o Governo tiveram reposição da inflação e aumento real. No caso dos brigadianos, houve um aumento em torno de 23%.
Para o próximo ano, Tarso disse esperar a retomada dos investimentos do PAC na área da infraestrutura, além de recursos para as estradas. O orçamento para 2012 também já está organizado: as principais áreas que receberão investimentos serão a saúde, a educação e a segurança. “Na área da saúde nós vamos aumentar em torno de 400 milhões de reais. Na área da educação nós queremos aumentar, no mínimo, 500 milhões. Na segurança, nós teremos um incremento, em relação a esse ano, de mais de 10% do orçamento”, adiantou o governador. Para sair da crise, Tarso afirmou que a melhor maneira é crescer e “não se ajoelhar perante ela”.