Quando as obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) e do Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi (SES) estiverem concluídas, em 2012, Porto Alegre dará um salto de qualidade na área do saneamento: o tratamento do esgoto cloacal sairá do patamar atual, de 27%, para 80% de cobertura na Capital. Ao mesmo tempo, as obras tocadas pelo Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) viabilizarão a recuperação da balneabilidade do Guaíba.
Quando as obras do Pisa estiverem concluídas, 77% do volume de esgoto produzido em Porto Alegre será tratado. Os outros 3% ficarão por conta do Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi. Para implementar a primeira etapa do SES Sarandi e concluir o Pisa até 2012, o Dmae investirá cerca de R$ 455 milhões, sendo que somente nas obras de esgotamento sanitário do Pisa serão aplicados R$ 383 milhões. É o maior investimento na área do saneamento realizado em Porto Alegre nos últimos 40 anos, segundo o diretor-geral do departamento, Flávio Presser.
As obras com maior visibilidade são a Estação de Bombeamento de Esgoto Cristal, que terá um mirante para o Guaíba, localizado próximo ao Barrashopping; a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria, com sistema de tratamento terciário; o Emissário Terrestre, com sete quilômetros de tubos, de 1,6m de diâmetro cada um, que levará os esgotos da EBE Ponta da Cadeia até a EBE Cristal; e o Emissário Subaquático, com mais onze quilômetros de tubos lançados sob o leito do lago.