Panorama

No balanço da gestão, Fortunati destaca ações ambientais

Um conceito ambientalmente sustentável no tratamento do lixo e na geração de energias limpas está perto de virar realidade em Porto Alegre, segundo informou o prefeito José Fortunati esta manhã, ao fazer um balanço da gestão em 2011, em encontro realizado esta manhã no Paço Municipal. Anunciou que a Capital será uma das pioneiras no país a implantar uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos e, para buscar estudos técnicos que subsidiem o projeto, assinou solicitação de manifestação de interesse público.

A proposta de criar a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos foi construída a partir de pesquisas sobre as melhores soluções internacionais aplicadas, para criar no território de Porto Alegre uma alternativa correta de destinação das 1,5 mil toneladas de lixo orgânico e resíduos públicos coletados diariamente. Hoje, esse volume passa pela Estação de Transbordo na Lomba do Pinheiro e depois é levado por grandes caminhões ao aterro sanitário em Minas do Leão, distante 113 quilômetros. O trajeto soma um percurso diário de 17,6 mil quilômetros feito pelos veículos.

Fortunati explicou que o projeto é inovador e criará uma solução ambientalmente adequada à legislação nacional e a critérios europeus, gerando ainda energia para ser utilizada na Capital, como biogás, eletricidade, vapor e combustível derivado de resíduos. “Buscamos as melhores tecnologias aplicadas no mundo para estruturar um projeto que seja ambientalmente efetivo, socialmente aceito e economicamente viável para garantir ainda mais qualidade de vida na nossa cidade”, disse, acrescentando que a proposta está adequada à política na nacional dos resíduos sólidos, que determina a destinação final de resíduos já tratados.

A inovação no tratamento do lixo integra um conjunto de projetos que estão transformando Porto Alegre e preparando a cidade para o futuro, disse Fortunati, incluindo na relação a autorização para construção do Metrô, a efetivação da revitalização do Cais Mauá, a revitalização da Orla do Guaíba, o transporte hidroviário e estacionamentos subterrâneos, entre outras ações. “Estamos comprometidos em realizar projetos que marquem Porto Alegre e mudem a vida do cidadão para melhor. A prefeitura está mobilizada para trabalhar e unir esforços com parceiros, focada nos três eixos básicos de fortalecer a democracia participativa no OP, qualificar os serviços e preparar a cidade para o futuro”, enfatizou o prefeito.

Ao apresentar o balanço da gestão, o prefeito particularizou o avanço que o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) representa na qualidade de vida do cidadão, ao chegar em 2012 a 80% do esgoto tratado. Ainda no campo dos serviços públicos, em 2011 a prefeitura investiu na modernização e na informatização da saúde; na renovação de 97% da iluminação pública com lâmpadas mais econômicas e eficientes; na coleta automatizada do lixo; na recuperação e reforma do Túnel da Conceição, entre outras ações. Sobre a preparação para a Copa de 2014, Fortunati reforçou a grande oportunidade que o evento representa para a qualificação da cidade, afirmando a adequação dos projetos aos prazos: “A Copa é a oportunidade de Porto Alegre realizar investimentos há muitos anos desejados pela população. O desenvolvimento das obras de qualificação da infraestrutura e de mobilidade está dentro do cronograma”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!