Panorama

Presidente da Assembleia Legislativa é o governador em exercício

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 11, no Palácio Piratini, o governador em exercício Beto Grill transmitiu o cargo ao presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, e embarcou ao meio-dia para Montevidéu, liderando uma comitiva gaúcha ao país vizinho. A meta é firmar acordos comerciais e debater questões bilaterais. “A transmissão de cargo é um processo tranquilo e constitucional”, afirmou Beto Grill. E acrescentou: “O Villaverde tem acompanhado diuturnamente a condução do Executivo, tem informações suficientes, capacidade e experiência para conduzir o Estado durante estes dias com total competência para tomar as decisões que sejam necessárias”.

O deputado Adão Villaverde assume interinamente o Governo até sexta-feira, 13, quando o governador Tarso Genro volta ao Rio Grande do Sul, depois de um período de férias. Adão Villaverde pontuou as principais agendas e demandas que cumprirá nesses três dias. “Nos reuniremos dentro de alguns minutos com os secretários para fazermos um monitoramento dos efeitos da estiagem aqui no Estado. Estamos em contato com Brasília e no aguardo das medidas que poderão ser tomadas hoje pela presidenta Dilma Rousseff, principalmente no que concerne à liberação de recursos e financiamentos, além da acompanhar as presenças dos nossos secretários que estão lá para a mesma missão”, disse.

Villaverde lembrou que também terá tarefas cotidianas e administrativas, como as sanções de projetos de lei que foram aprovados pela Casa Legislativa, como o que amplia a participação social na composição do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) e aumenta repasses do Fundo para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 50% dos valores arrecadados. Amanhã, terá agendas na área da segurança pública; um encontro com representantes de Universidades, em específico com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para preparar a possibilidade da instalação de uma unidade da Fiocruz no Estado. “Enfim, combinaremos um conjunto de iniciativas na questão da estiagem, funcionamento na estrutura de governo e sancionar e encaminhar projetos”, relatou.

Imagem

Compartilhar:

Deixe um comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!