Para o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Alexandre Postal, os Estados enfrentam uma situação financeira crítica e é possível fazer a repactuação das suas dívidas junto à União. Ao participar nesta quarta-feira, 9, da reunião-almoço da Federasul, o deputado detalhou que o governo gaúcho paga em torno de R$ 2 bilhões por ano para a União e que o indexador usado, IGPDI mais 6%, está fora de contexto. Segundo ele, assim como há um movimento de queda de juros por parte das instituições financeiras liderado pelos bancos estatais, a presidente Dilma também deve dar o exemplo baixando os juros das dívidas cobradas dos Estados. Na próxima segunda-feira haverá um debate na Assembleia com a presença de representantes de outros Estados sobre o tema da rolagem das dívidas estaduais.
Esta foi a primeira reunião-almoço realizada pela nova gestão da Associação Comercial de Porto Alegre e Federasul, lideradas pelo presidente Ricardo Russowsky. Ao saudar o convidado, ele reafirmou a posição de parceria na busca de soluções para as grandes questões do Rio Grande do Sul e salientou que o Parlamento gaúcho está diante de uma agenda de importantes decisões com os projetos encaminhados pelo Executivo em regime de urgência. Entre outros assuntos, envolvem a criação de empresa para gerenciar a concessão de estradas à iniciativa privada e a reforma da previdência. Russsowsky manifestou preocupação com o aumento da estrutura pública decorrente da proposta de criação da empresa e com a elevação de alíquotas como saída para a reforma da previdência.
O presidente da Federasul ponderou ainda que se o governo teve tempo para a elaboração dos projetos enviados, a sociedade representada pela Assembleia também deveria ter tempo para analisar as propostas encaminhadas. A opinião é compartilhada pelo presidente do Legislativo, e Postal argumentou que o governo tem de ter a compreensão da relevância dos projetos antes da opção pelo regime de urgência. “Acho que o governo está exagerando, acho que o foco está errado”, afirmou.
No dia 16 entrará em vigor a Lei de Acesso às Informações Públicas, conhecida com a Lei da Transparência. Quanto a isso, o presidente destacou o fato do Legislativo rio-grandense ser o mais aberto e transparente do País. “A Assembleia Legislativa é exemplo em transparência ”, disse em relação ao pioneirismo da Casa no cenário nacional quanto à exposição de informações pela internet, bem como quantidade de dados disponíveis sobre a atividade parlamentar, gestão da Casa e de gabinetes parlamentares.
Participaram ainda da reunião-almoço os deputados Giovani Feltes (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), Maria Helena Sartori (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Pedro Westphalen (PP), Ernani Polo (PP), Zilá Breitenbach (PSDB) e Miki Breier (PSB); o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni; o presidente da Federasul, Ricardo Russowsky; o presidente do Conselho Deliberativo da Federasul e Conselho Superior da Associação Comercial de Porto Alegre, Anton Karl Biedermann; entre outras autoridades públicas e diretores de entidades empresariais.
