O Seminário Panorama da Energia Eólica para o Rio Grande do Sul. Será realizado nesta sexta-feira, 15, data em que se comemora o Dia Mundial do Vento. A abertura oficial ficará a cargo do governador Tarso Genro e do secretário da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik. O encontro também contará com a presença do diretor técnico de Energia do Ministério de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Ramon Mendez, e do diretor de Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, e será realizado no Hotel Plaza São Rafael, das 8h30 às 18h45.
Serão apresentadas palestras sobre o tema, com o objetivo de debater e apresentar o mercado de Energia Eólica no Estado e no Uruguai, além de avaliar oportunidades de crescimento, financiamento, política governamental, investimentos e desafios estruturais (logística, portuários e transmissão). Os participantes ouvirão o secretário-executivo do Global Wind Energy Council (GWEC), Steve Sawyer, que apresentará a palestra ‘Panorama Mundial da Energia Eólica’. Na sequência, será discutido o cenário da energia eólica no Brasil e no Mundo, assunto moderado por Afonso Carlos Aguilar. Os debatedores do painel falarão sobre Planejamento Energético Brasileiro e a Inserção da Energia Eólica até 2030, sobre o Desenvolvimento da Energia Eólica no Brasil e a Energia Eólica no Estado.
Durante a tarde, os temas que serão desenvolvidos irão destacar a energia eólica no Brasil e no Uruguai, com um painel especial focado na região Su. O evento contará, ainda, com blocos voltados para fabricantes de máquinas e equipamentos eólicos, bancos e financiamentos e para os desenvolvedores de projetos de parques eólicos.
A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e o CanalEnergia.