Porto Alegre está se mobilizando cada vez mais para, em janeiro, receber milhares de pessoas para mais uma edição do Fórum Social Mundial Temático. O evento, que ocorrerá entre os dias 26 a 31, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 17, no Espaço Democrático da Assembleia Legislativa. O prefeito, José Fortunati, juntamente com o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cézar Busatto, participaram do encontro. A novidade da nova edição é a realização da primeira Semana do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, incluída no calendário oficial da cidade no final de novembro. O período foi criado com o objetivo de expressar o reconhecimento da Capital em relação à importância política, econômica, ambiental, social, cultural e turística do evento internacional.
Fortunati destacou a união de esforços das mais de 80 entidades parceiras para a realização e êxito do evento. “A prefeitura quer, dentro do possível, dar toda a infraestrutura e oferecer os locais adequados, permitindo que o Fórum aconteça com muita qualidade”, salientou. Ele ainda destacou o reconhecimento da autonomia das entidades que promovem o FSM. “São elas que coordenam e que pautam o Fórum, mas nós temos o compromisso de dar as condições para que o debate seja o melhor possível”, disse. O secretario Busatto ficará encarregado pelas atribuições do poder público municipal, ou seja, pela infraestrutura e subsídios necessários para a realização do evento.
A Prefeitura calcula que serão investidos cerca de R$ 4 milhões na realização do FSM. Em relação à expectativa para o evento, o prefeito falou do desejo de ter em Porto Alegre uma grande concentração de militantes sociais, políticos e lideranças sindicais. “Queremos o amplo diálogo de todos aqueles que desejam pensar o mundo não somente de acordo com a lógica do capital financeiro, mas pela lógica da maioria da população que trabalha e produz”, ressaltou.