A sessão solene de eleição e posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa está marcada para esta quinta-feira, 31, a partir das 14h, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha. A cerimônia deverá ser simples e terá um minuto de silêncio, antes de iniciar a posse, em memória das vítimas do incêndio em Santa Maria. Os novos nomes serão anunciados e responderá pelo 3º ano da 53ª Legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2014. Conforme acordo firmado entre as bancadas, o atual 1º secretário da Mesa, deputado Pedro Westphalen (PP), assumirá a presidência da Casa.
Antes da sessão, a partir das 13h, Westphalen e o atual presidente, Alexandre Postal (PMDB), recepcionarão autoridades e familiares na Sala da Presidência. O acesso será pela Esplanada do Palácio Farroupilha, com entrada pelo Vestíbulo Nobre. Os demais convidados serão encaminhados ao plenário. Em caso de ocupação máxima do plenário, o público interessado também poderá acompanhar a solenidade por um telão instalado no Teatro Dante Barone.
Postal fará seu pronunciamento e, na sequência, transmitirá o cargo a Westphalen. A cerimônia terá seguimento com a assinatura do termo de transmissão, quando Westphalen será convidado a assumir seu lugar na mesa. O novo presidente da Assembleia Legislativa, então, fará seu pronunciamento na tribuna. Após a posse, ele concederá entrevista coletiva à imprensa no Salão Júlio de Castilhos.