Nesta quinta-feira, 30, o Almoço Metropolitano terá a presença do ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta. Promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o encontro acontece a partir das 11h30 no Hotel Deville (Avenida dos Estados, 1909 – bairro Anchieta), na Capital gaúcha.
Na oportunidade, o gestor público acompanhará a formalização do termo de cooperação entre a associação e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O acordo prevê a elaboração de uma radiografia do transporte coletivo rodoviário da região metropolitana. O documento aborda também dados sobre as licitações de cada cidade e os usuários, a possibilidade de integração municipal das linhas de ônibus, a bilhetagem única e a unificação do sistema rodoviário.
O secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior, e o diretor-superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe, também participam da atividade, junto com os 20 gestores dos municípios que integram a organização. A assinatura do termo reforça o compromisso da Granpal com uma melhor gestão da qualidade de vida para sua população.