Cursos

A Proposta de Valor desenvolvida nas diferentes Etapas da Educação Básica na Rede ICM de Educação tem como princípio o desenvolvimento integral da pessoa. Sendo assim, a Unidade de Ensino realiza o seu fazer pedagógico atenta às demandas atuais e futuras no cumprimento de uma educação de excelência humana e acadêmica.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil do colégio Dom Feliciano, dos 2 anos aos 5 anos, visa ao desenvolvimento das diferentes linguagens através do brincar.

As práticas pedagógicas do colégio que compõem a proposta curricular da Educação Infantil têm, como eixos norteadores, as brincadeiras e interações, respeitando a realidade e a individualidade de cada educando. Os  ambientes são organizados de forma a respeitar os direitos de aprendizagem e se potencializam com a intencionalidade pedagógica do professor.

A proposta pedagógica contempla os objetivos de aprendizagem organizados nos campos de experiências que abordam o Eu, o Outro e o Nós, Corpo, Gestos e Movimento, Traços,  Sons, Cores, Formas, Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação e Espaço, Tempo, Quantidades, relações e transformações,  da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No decorrer dos semestres, os estudante vão protagonizando através dos projetos por aprendizagem; estes, por sua vez, surgem a partir dos interesses, das curiosidades das crianças, das rodas de conversas e da escuta ativa  de cada estudante e da sensibilidade das coisas criadas por  Deus.

Além da professora referência de cada turma, existem os professores especializados de Inglês, Espanhol, Arte, Educação Física e Biblioteca (contação de histórias).  Através das propostas lúdicas e criativas,  as crianças  desenvolvem a autonomia e descobrem as inúmeras  formas de pensar e de se relacionar com o outro.

No colégio Dom Feliciano,  as crianças descobrem e ressignificam a infância, todos os dias,  através da Proposta de Valor.

PROPOSTA DE VALOR  DESENVOLVIDA ATRAVÉS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Incentivamos a construção da identidade e da autonomia, num processo de interação, afetividade e diversidade.

CRIATIVIDADE

Estimulamos e potencializamos o pensamento criativo, a imaginação e o pensamento reflexivo.

ESPAÇOS LÚDICOS E CRIATIVOS

Respeitam os direitos de aprendizagem. Através do brincar, os espaços proporcionam momentos de exploração e descoberta da aprendizagem.

APRENDIZAGEM NAS DIFERENTES LINGUAGENS

Valorizamos e incentivamos a aprendizagem nas diferentes linguagens na interação com o outro e com o mundo.

CUIDADO, CONVIVÊNCIA E AFETO

Oferecemos um ambiente acolhedor e seguro, com base nos valores de cooperação, partilha e solidariedade.

EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR

Educar, cuidar e brincar são alicerces na nossa proposta diferenciada e de qualidade. É nesse tripé que o estudante vai construindo sua aprendizagem através da investigação e do pensamento.
OPORTUNIDADES DIFERENCIADAS NO CURRÍCULO:
  • Elefante Letrado
  • Matific – Nível 4 e Nível 5

Daniela Souza da Veiga – Coordenadora Pedagógica

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 5º Ano)

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Colégio Dom Feliciano desenvolve um processo de formação integral, ampliando a socialização e construindo conhecimentos significativos para a vida de nossos estudantes.

Como abordagem metodológica, seguimos uma abordagem interacionista, que coloca o estudante no centro do processo e entende que a aprendizagem se constrói na interação entre as pessoas e entre elas e o mundo. No dia a dia, são trabalhados elementos fundamentais para o crescimento da criança em todos os aspectos:

  • Ênfase na leitura e na escrita;
  • Formação do gosto pela leitura;
  • Liderança;
  • Resolução de situações-problema;
  • Consumo consciente;
  • Cálculo mental;
  • Observação e compreensão de fenômenos da natureza;
  • Cuidado com a natureza;
  • Consciência temporal e espacial;
  • Respeito às culturas religiosas e o cultivo da espiritualidade cristã.
  • Aprendizagem em múltiplas linguagens.

Tudo isso é oferecido através de metodologias ativas, de projetos que potencializam a aprendizagem, permeada pela tecnologia em prol do desenvolvimento de habilidades e competências.

No dia a dia da sala de aula, são utilizadas Plataformas que apoiam a aprendizagem, propiciando o desenvolvimento de habilidades digitais vinculadas às habilidades próprias de cada área de conhecimento. Confira as Plataformas que são utilizadas pelos estudantes dos Anos Iniciais:

Matific

Plataforma gamificada para o ensino de matemática, que desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas com desafios reais e instigantes. As atividades estimulam a tentativa e erro, além de promover curiosidade entre os estudantes.

Elefante Letrado

Plataforma digital de leitura destinada a criar o hábito de leitura nas crianças e a impactar positivamente seu amplo desenvolvimento. Com mais de 700 livros disponíveis, essa verdadeira biblioteca digital foi projetada para transformar a experiência dos estudantes com a leitura.

Para desenvolver todo esse trabalho de excelência, contamos com um time altamente qualificado de professores, capacitados e preparados continuamente para oferecer uma experiência de aprendizagem diferenciada e desafiadora aos estudantes. Trabalhamos por área de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Cada área é composta por componentes curriculares. Boa parte dos componentes curriculares (Português, Matemática, Educação Financeira, História, Geografia, Ensino Religioso) são ministrados por uma professora titular. Além desta professora, os estudantes têm aulas com professores especializados, em todas as séries, que trabalham com os seguintes componentes curriculares da área das Linguagens:

Arte

Enfoca o desenvolvimento artístico amplo. Está organizada em quatro eixos: Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro.

Educação Física

Enfoca o desenvolvimento da corporeidade. Contempla brincadeiras dirigidas, esportes variados, ginástica e dança.

Língua Inglesa

Enfoca o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa, a partir de uma abordagem também comunicativa e da ênfase na diversidade cultural.

Língua Espanhola

Enfoca o desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola, a partir de uma abordagem também comunicativa e da ênfase na diversidade cultural.

Ao longo de cada um dos três trimestres, os estudantes vão sendo conduzidos em um processo de avaliação que acontece no dia a dia, de forma natural, contextualizada e com clara intencionalidade pedagógica. São utilizados diferentes instrumentos: tarefas, trabalhos, testes, avaliações escritas, simulados, projetos temáticos, olimpíadas, saídas de campo, dentre outros. Toda a caminhada do estudante resulta, no final do trimestre, em um documento, que sinaliza os resultados obtidos ao longo do processo. Do 1º ao 3º ano, trata-se de um parecer descritivo; no 4º e no 5º ano, o estudante recebe um boletim, com notas em cada uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Toda essa metodologia é consolidada através da proposta de valor. Em nosso dia a dia, tudo o que fazemos caminha para a construção de um ser humano que cresce e se desenvolve de forma respeitosa, humana, crítica e criativa. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Dom Feliciano, você encontrará um trabalho que leva à:

COOPERAÇÃO E CONSCIÊNCIA COLETIVA:

  • Competências socioemocionais;
  • Trabalho em equipe;
  • Diálogo;
  • Protagonismo do estudante;
  • Respeito às diferenças.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E APRENDIZAGEM INVESTIGATIVA:

  • Olhar investigativo;
  • Pesquisa;
  • Curiosidade;
  • Estabelecimento de relações.

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA:

  • Autoria;
  • Criticidade;
  • Compreensão leitora;
  • Interação com a diversidade cultural;
  • Diferentes linguagens.

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA:

  • Vida saudável e sustentável;
  • Cuidado;
  • Equilíbrio ecológico;
  • Qualidade de vida no Planeta.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA:

  • Senso de organização;
  • Sustentabilidade;
  • Administração dos recursos;
  • Consumo consciente;
  • Visão coletiva e humanitária.

Tudo isso é oferecido em ESPAÇOS LÚDICOS E INOVADORES, alegres, interativos, que estimulam a criatividade e a ludicidade.

Carla Cardoso Fonseca – Coordenadora Pedagógica

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º Ano)

No Colégio Dom Feliciano, a etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, consolida os conhecimentos já adquiridos, impulsionando o desenvolvimento intelectual na abstração e associação   de diferentes saberes, fundamentados no protagonismo e na liderança, na cientificidade e letramento tecnológico, na intercomunicação, no aprender a aprender, na sustentabilidade e cuidado com o mundo e na autogestão financeira.

O Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano propõe-se a trabalhar na formação de estudantes autônomos, críticos, cooperativos, éticos e solidários promovendo o crescimento pessoal e coletivo.

A aprendizagem ocorre na interação de todos envolvidos, num processo de transformação, colaboração, diálogo, conectividade, inovação e criatividade, possibilitando a análise das informações e a formação de uma base sólida que leva à conexão com o conhecimento e a formação de competências que capacite o estudante a enfrentar as exigências do mundo atual, numa convivência humana e humanizadora. Por meio das metodologias ativas e criativas, o estudante percorre seu percurso de aprendizagem baseado em reflexões, em projetos interdisciplinares que buscam trabalhar os conhecimentos para a compreensão da realidade, desenvolvendo assim, habilidades importantes para a vida, como a espiritualidade, a liderança, a criatividade, a relacionalidade e a comunicação. Ampliando assim, as potencialidades cognitivas do seu processo de aprendizagem num pensar estratégico, fundamentado e ressignificado.

DIFERENCIAIS DE EXCELÊNCIA DO COLÉGIO DOM FELICIANO
 
| Organização Curricular

Contemplamos um currículo interdisciplinar alinhado com a BNCC e BCC da Rede que viabiliza junto aos estudantes o desenvolvimento das habilidades e competências nos diferentes componentes curriculares.

 
| Redação Destaque

O componente de redação está presente no currículo e garante um aperfeiçoamento da escrita do estudante de forma mais específica e personalizada. A utilização de estratégias favorece a produção textual, a organização de ideias, a qualidade gramatical e o desenvolvimento da habilidade escrita.  Mensalmente os textos que recebem destaque, após correção, são divulgados à comunidade escolar.

 
| Iniciação Científica

Os estudantes realizam pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, que fomentam e ampliam diferentes saberes. Ao final do primeiro semestre as produções são apresentadas na Mostra de Ciência e Inovação e Mostra Maker do Colégio, que tem como objetivo compartilhar as aprendizagens dos estudantes, numa atividade integradora de cultura, conhecimento e inovação. A partir da exposição interna dos trabalhos, os estudantes têm a oportunidade de participar de feiras externas.

 
| Olimpíadas

Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a sociabilidade, ao longo do ano letivo, o estudante é estimulado a participar de diferentes olimpíadas do conhecimento, como forma de ampliar seus conhecimentos. Dentre algumas olimpíadas podemos citar: Olimpíada de Matemática Canguru, OBMEP, Olimpíada de Química Júnior, Olimpíada de Matemática sem fronteiras, Olimpíada de Astronomia…

 
| Inteligência Digital e Programação

O componente curricular de Inteligência Digital e Programação desenvolve a criatividade e o pensamento lógico, que apoia as diferentes áreas do conhecimento e traz resultados mensuráveis. Semanalmente os estudantes são desafiados a exercer seu protagonismo na resolução de problemas por meio da programação na plataforma codeBuddy.

 
| Formação de valores

O enfoque da nossa Rede ICM de Educação é educação humanizadora, uma educação que potencialize a capacidade humana de transformar-se, que desenvolva as competências socioemocionais e o conhecimento complexo, por meio de reflexões e ações diárias que despertem o estudante para responsabilidade e  espiritualidade consigo, com o outro e com a sociedade.

PROPOSTA DE VALOR: estabelece as principais entregas do Projeto Institucional:

PROTAGONISMO E LIDERANÇA

Ampliam saberes e a competitividade saudável com ética e responsabilidade.

CIENTIFICIDADE E LETRAMENTO TECNOLÓGICO

Possibilitam a criação de projetos inovadores para construção de novos saberes.

ESPAÇOS COLABORATIVOS E CONECTADOS

As atividades desenvolvem habilidades e competências por meio das metodologias ativas e tecnológicas numa perspectiva integradora.

APRENDER A APRENDER

Possibilita a ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.

SUSTENTABILIDADE E CUIDADO COM O MUNDO

Desenvolve o sentido de pertencimento, a justiça, social e o compromisso cidadão.

AUTOGESTÃO FINANCEIRA

Desenvolve e impulsiona o pensamento estratégico no seu planejamento pessoal.
OPORTUNIDADES DIFERENCIADAS NO CURRÍCULO:
  • Árvore Livros – 6º ao 9º ano
  • Programação e Inteligência Digital – 6º ao 8º ano
  • Redação Destaque – 6º ao 8º ano
  • Redação Nota Mil – 9º ano
  • Olimpíadas – 6º ao 9º ano

Alexsandra Freitas Monteiro – Coordenadora Pedagógica

ENSINO MÉDIO

PROJETO DE VIDA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

O estudante elabora seu projeto de vida no encontro consigo mesmo e com o outro, realizando suas escolhas de modo mais assertivo e encontrando seu lugar no mundo.

AUTONOMIA INTELECTUAL

Há um aprofundamento científico em que o estudante investiga, argumenta, analisa e torna-se autônomo intelectualmente.

ESPAÇOS HÍBRIDOS E INTERATIVOS

Em espaços multimodais os estudantes produzem o conhecimento de forma individual e colaborativa.

FORMAÇÃO PARA A VIDA ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Há uma consolidação de saberes que ultrapassam a teoria, dando espaço para grandes escolhas de vida e profissionais.

EXCELÊNCIA ACADÊMICA

Há uma sólida formação humana e acadêmica, com preparação para o enfrentamento dos novos cenários que o mundo nos apresenta.

ÉTICA E CIDADANIA

O estudante experiencia, no dia a dia, situações em que necessita pensar e posiciona-se de forma ética e cidadã.
CURRICULAR
 
1ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 2ª feira

 
2ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 3ª feira

3ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 5ª feira

Renata Rech – Coordenadora Pedagógica

CURSO NORMAL APROVEITAMENTO DE ESTUDOS HABILITAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Curso Normal do Colégio Dom Feliciano  objetiva a formação de professores para atuarem  na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 Como Colégio de aplicação, prepara os estudantes, conectando estudos formativos com a vivência de práticas pedagógicas no cotidiano escolar, por meio de metodologias reflexivas e  ativas, que têm por objetivo integrar os saberes científicos entre as áreas de conhecimento com os saberes populares através da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e contextualização. Desenvolve habilidades na formação integral, pessoal e profissional de um educador atualizado e conectado com as exigências do mercado de trabalho.

O processo formativo tem duração de um ano e meio. Durante esse período, são realizadas observações e práticas pedagógica, num total de 400 horas.

        Ao término dos três semestres e da conclusão das monitorias, o estudante está apto a  realizar o estágio supervisionado, de 400 horas, no Colégio Dom Feliciano ou na Rede Municipal, conforme orientações regimentais.

       Durante a formação, o estudante já pode exercitar-se  na  carreira profissional através de estágios remunerados nas escolas, atuando como: auxiliar do educador, monitor de estudante de inclusão, dentre outras funções docentes na escola.

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

O Curso busca qualificar profissionais para três grandes frentes:
a) Auxiliar de Laboratório;
b) Operador de Processos Produtivos; e
c) Técnico em Química.

Com a qualificação e a formação, você terá oportunidade de atuar em Indústrias químicas; laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins, laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas; assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos, estações de tratamento de águas e efluentes, entre outros.

O profissional desenvolve habilidades para atuar no mercado de trabalho de forma qualificada e com desempenhos de alto nível. Ao longo do Curso, os estudantes pesquisam, elaboram e aplicam seus projetos de intervenção social ligados à área ambiental da região. O objetivo está em qualificar o estudante para uma atuação ética e solidária, primando pelo desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico na construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

Wanise Pereira Costa Neves – Coordenadora de Etapa

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O Objetivo do Curso está em atuar com competências técnicas e comportamentais, com grande desenvolvimento pessoal e profissional e no exercício da profissão com qualidade e eficiência.

O Curso busca qualificar profissionais para três grande frentes:
a) Agente de Saúde;
b) Assistente de Saúde; e
c)Técnico em Enfermagem.

Este é um grande diferencial, pois os estudantes podem realizar concursos públicos e concorrer a vagas ainda no primeiro módulo. No Colégio Dom Feliciano, você também possui o seu estágio curricular obrigatório 100% orientado com uma enfermeira qualificada e formada para a função.

Com a qualificação e a formação, você terá oportunidade de atuar em hospitais públicos e privados, serviços de urgência e emergência, clínicas, escolas, empresas, Unidades Básicas de Saúde e da Família, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades de Terapia Intensiva, Centros Cirúrgicos, ambulatórios, dentre outros.

Buscar a qualificação no Colégio Dom Feliciano é ter a certeza de que sua formação tem fundamentação teórica e também prática, diferenciando qualquer profissional da comunidade. Há uma grande busca pelos profissionais formados aqui, pois não se tornam mais um na sociedade competitiva de trabalho, e sim os melhores técnicos.

Wanise Pereira Costa Neves – Coordenadora de Etapa