Cursos

O Colégio oferece  projetos de caráter multi e interdisciplinar visando à formação integral do educando, sendo estes nas dimensões social, política,  cognitiva, afetiva, ética e religiosa, que permeiam o projeto político pedagógico.

Os conteúdos são desenvolvidos através de situações de aprendizagem que favoreçam as diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades por meio de diferentes estratégias de ensino.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil do colégio Dom Feliciano, dos 2 anos aos 5 anos, visa ao desenvolvimento das diferentes linguagens através do brincar.

As práticas pedagógicas do colégio que compõem a proposta curricular da Educação Infantil têm, como eixos norteadores, as brincadeiras e interações, respeitando a realidade e a individualidade de cada educando. Os  ambientes são organizados de forma a respeitar os direitos de aprendizagem e se potencializam com a intencionalidade pedagógica do professor.

A proposta pedagógica contempla os objetivos de aprendizagem organizados nos campos de experiências que abordam o Eu, o Outro e o Nós, Corpo, Gestos e Movimento, Traços,  Sons, Cores, Formas, Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação e Espaço, Tempo, Quantidades, relações e transformações,  da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No decorrer dos semestres, os estudante vão protagonizando através dos projetos por aprendizagem; estes, por sua vez, surgem a partir dos interesses, das curiosidades das crianças, das rodas de conversas e da escuta ativa  de cada estudante e da sensibilidade das coisas criadas por  Deus.

Além da professora referência de cada turma, existem os professores especializados de Inglês, Espanhol, Arte, Educação Física e Biblioteca (contação de histórias).  Através das propostas lúdicas e criativas,  as crianças  desenvolvem a autonomia e descobrem as inúmeras  formas de pensar e de se relacionar com o outro.

No colégio Dom Feliciano,  as crianças descobrem e ressignificam a infância, todos os dias,  através da Proposta de Valor.

PROPOSTA DE VALOR DESENVOLVIDA ATRAVÉS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Identidade e autonomia:

Incentivamos a construção da identidade e da autonomia, num processo de interação, afetividade e diversidade.

CRIATIVIDADE

Criatividade:

Estimulamos e potencializamos o pensamento criativo, a imaginação e o pensamento reflexivo.

ESPAÇOS LÚDICOS E CRIATIVOS

Espaços Lúdicos e Criativos:

Respeitam os direitos de aprendizagem. Através do brincar, os espaços proporcionam momentos de exploração e descoberta da aprendizagem.

APRENDIZAGEM NAS DIFERENTES LINGUAGENS

Aprendizagem nas diferentes linguagens:

Valorizamos e incentivamos a aprendizagem nas diferentes linguagens na interação com o outro e com o mundo.

CUIDADO, CONVIVÊNCIA E AFETO

Cuidado, convivência e afeto:

Oferecemos um ambiente acolhedor e seguro, com base nos valores de cooperação, partilha e solidariedade.

EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR

Espaços Lúdicos e Criativos:

Respeitam os direitos de aprendizagem. Através do brincar, os espaços proporcionam momentos de exploração e descoberta da aprendizagem.

FOTOS:

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

OPORTUNIDADES DIFERENCIADAS NO CURRÍCULO:

  • Elefante Letrado
  • Matific – Nível 4 e Nível 5

Daniela Souza da Veiga – Coordenadora Pedagógica

ENSINO FUNDAMENTAL

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Colégio Dom Feliciano desenvolve um processo de formação integral, ampliando a socialização e construindo conhecimentos significativos para a vida de nossos estudantes.

Como abordagem metodológica, seguimos uma abordagem interacionista, que coloca o estudante no centro do processo e entende que a aprendizagem se constrói na interação entre as pessoas e entre elas e o mundo. No dia a dia, são trabalhados elementos fundamentais para o crescimento da criança em todos os aspectos:

  • Ênfase na leitura e na escrita;
  • Formação do gosto pela leitura;
  • Liderança;
  • Resolução de situações-problema;
  • Consumo consciente;
  • Cálculo mental;
  • Observação e compreensão de fenômenos da natureza;
  • Cuidado com a natureza;
  • Consciência temporal e espacial;
  • Respeito às culturas religiosas e o cultivo da espiritualidade cristã.
  • Aprendizagem em múltiplas linguagens.

 

Tudo isso é oferecido através de metodologias ativas, de projetos que potencializam a aprendizagem, permeada pela tecnologia em prol do desenvolvimento de habilidades e competências.

No dia a dia da sala de aula, são utilizadas Plataformas que apoiam a aprendizagem, propiciando o desenvolvimento de habilidades digitais vinculadas às habilidades próprias de cada área de conhecimento. Confira as Plataformas que são utilizadas pelos estudantes dos Anos Iniciais:

MATIFIC

Plataforma gamificada para o ensino de matemática, que desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas com desafios reais e instigantes. As atividades estimulam a tentativa e erro, além de promover curiosidade entre os estudantes.

ELEFANTE LETRADO

Plataforma digital de leitura destinada a criar o hábito de leitura nas crianças e a impactar positivamente seu amplo desenvolvimento. Com mais de 700 livros disponíveis, essa verdadeira biblioteca digital foi projetada para transformar a experiência dos estudantes com a leitura.

Para desenvolver todo esse trabalho de excelência, contamos com um time altamente qualificado de professores, capacitados e preparados continuamente para oferecer uma experiência de aprendizagem diferenciada e desafiadora aos estudantes. Trabalhamos por área de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Cada área é composta por componentes curriculares. Boa parte dos componentes curriculares (Português, Matemática, Educação Financeira, História, Geografia, Ensino Religioso) são ministrados por uma professora titular. Além desta professora, os estudantes têm aulas com professores especializados, em todas as séries, que trabalham com os seguintes componentes curriculares da área das Linguagens:

Arte

Enfoca o desenvolvimento artístico amplo. Está organizada em quatro eixos: Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro.

Educação Fisíca

Enfoca o desenvolvimento da corporeidade. Contempla brincadeiras dirigidas, esportes variados, ginástica e dança.

Língua Inglesa

Enfoca o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa, a partir de uma abordagem também comunicativa e da ênfase na diversidade cultural.

Língua Espanhola

Enfoca o desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola, a partir de uma abordagem também comunicativa e da ênfase na diversidade cultural.

Ao longo de cada um dos três trimestres, os estudantes vão sendo conduzidos em um processo de avaliação que acontece no dia a dia, de forma natural, contextualizada e com clara intencionalidade pedagógica. São utilizados diferentes instrumentos: tarefas, trabalhos, testes, avaliações escritas, simulados, projetos temáticos, olimpíadas, saídas de campo, dentre outros. Toda a caminhada do estudante resulta, no final do trimestre, em um documento, que sinaliza os resultados obtidos ao longo do processo. Do 1º ao 3º ano, trata-se de um parecer descritivo; no 4º e no 5º ano, o estudante recebe um boletim, com notas em cada uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Toda essa metodologia é consolidada através da proposta de valor. Em nosso dia a dia, tudo o que fazemos caminha para a construção de um ser humano que cresce e se desenvolve de forma respeitosa, humana, crítica e criativa. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Dom Feliciano, você encontrará um trabalho que leva à:

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – (com custo adicional)

OFICINAS DE APRENDIZAGEM

OPORTUNIDADES DIFERENCIADAS NO CURRÍCULO:

  • Elefante Letrado – 1º ao 5º ano
  • Programação de Games e APPs – 1º ano
  • Matific – 1º ao 5º ano
  • Modalidade Esportiva no Radar Sports – 2º ao 5º ano
  • Redação Destaque – 3º ao 5º ano

Carla Cardoso Fonseca – Coordenadora Pedagógica

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º Ano)

No Colégio Dom Feliciano, a etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, consolida os conhecimentos já adquiridos, impulsionando o desenvolvimento intelectual na abstração e associação   de diferentes saberes, fundamentados no protagonismo e na liderança, na cientificidade e letramento tecnológico, na intercomunicação, no aprender a aprender, na sustentabilidade e cuidado com o mundo e na autogestão financeira.

O Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano propõe-se a trabalhar na formação de estudantes autônomos, críticos, cooperativos, éticos e solidários promovendo o crescimento pessoal e coletivo.

A aprendizagem ocorre na interação de todos envolvidos, num processo de transformação, colaboração, diálogo, conectividade, inovação e criatividade, possibilitando a análise das informações e a formação de uma base sólida que leva à conexão com o conhecimento e a formação de competências que capacite o estudante a enfrentar as exigências do mundo atual, numa convivência humana e humanizadora. Por meio das metodologias ativas e criativas, o estudante percorre seu percurso de aprendizagem baseado em reflexões, em projetos interdisciplinares que buscam trabalhar os conhecimentos para a compreensão da realidade, desenvolvendo assim, habilidades importantes para a vida, como a espiritualidade, a liderança, a criatividade, a relacionalidade e a comunicação. Ampliando assim, as potencialidades cognitivas do seu processo de aprendizagem num pensar estratégico, fundamentado e ressignificado.

DIFERENCIAIS DE EXCELÊNCIA DO COLÉGIO DOM FELICIANO

Organização Curricular

Contemplamos um currículo interdisciplinar alinhado com a BNCC e BCC da Rede que viabiliza junto aos estudantes o desenvolvimento das habilidades e competências nos diferentes componentes curriculares.

Redação Destaque

O componente de redação está presente no currículo e garante um aperfeiçoamento da escrita do estudante de forma mais específica e personalizada. A utilização de estratégias favorece a produção textual, a organização de ideias, a qualidade gramatical e o desenvolvimento da habilidade escrita.  Mensalmente os textos que recebem destaque, após correção, são divulgados à comunidade escolar.

Iniciação Científica

Os estudantes realizam pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, que fomentam e ampliam diferentes saberes. Ao final do primeiro semestre as produções são apresentadas na Mostra de Ciência e Inovação e Mostra Maker do Colégio, que tem como objetivo compartilhar as aprendizagens dos estudantes, numa atividade integradora de cultura, conhecimento e inovação. A partir da exposição interna dos trabalhos, os estudantes têm a oportunidade de participar de feiras externas.

Olimpíadas

Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a sociabilidade, ao longo do ano letivo, o estudante é estimulado a participar de diferentes olimpíadas do conhecimento, como forma de ampliar seus conhecimentos. Dentre algumas olimpíadas podemos citar: Olimpíada de Matemática Canguru, OBMEP, Olimpíada de Química Júnior, Olimpíada de Matemática sem fronteiras, Olimpíada de Astronomia…

Inteligência Digital e Programação

O componente curricular de Inteligência Digital e Programação desenvolve a criatividade e o pensamento lógico, que apoia as diferentes áreas do conhecimento e traz resultados mensuráveis. Semanalmente os estudantes são desafiados a exercer seu protagonismo na resolução de problemas por meio da programação na plataforma codeBuddy.

Formação de valores

O enfoque da nossa Rede ICM de Educação é educação humanizadora, uma educação que potencialize a capacidade humana de transformar-se, que desenvolva as competências socioemocionais e o conhecimento complexo, por meio de reflexões e ações diárias que despertem o estudante para responsabilidade e  espiritualidade consigo, com o outro e com a sociedade.

DIFERENCIAIS DE EXCELÊNCIA DO COLÉGIO DOM FELICIANO

Protagonismo e Liderança

Ampliam saberes e a competitividade saudável com ética e responsabilidade.

Certificado e Letramento Tecnólogico

Possibilitam a criação de projetos inovadores para construção de novos saberes.

Espaços Colaborativos e Conectados

Possibilitam a criação de projetos inovadores para construção de novos saberes.

Aprender a Aprender

Possibilita a ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.

Sustentabilidade e Cuidado com o Mundo

Possibilita a ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.

Autogestão Financeira

Possibilita a ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

OFICINAS DE APRENDIZAGEM:

OPORTUNIDADES DIFERENCIADAS NO CURRÍCULO:

  • Árvore Livros – 6º ao 9º ano
  • Programação e Inteligência Digital – 6º ao 8º ano
  • Redação Destaque – 6º ao 8º ano
  • Redação Nota Mil – 9º ano
  • Olimpíadas – 6º ao 9º ano

NOVO ENSINO MÉDIO

PROPOSTA DE VALOR DESENVOLVIDA:

Projeto de Vida, Inovação e Empreendedorismo

O estudante elabora seu projeto de vida no encontro consigo mesmo e com o outro, realizando suas escolhas de modo mais assertivo e encontrando seu lugar no mundo.

Autonomia Intelectual

Há um aprofundamento científico em que o estudante investiga, argumenta, analisa e torna-se autônomo intelectualmente.

Espaços Híbridos e Interativos

Em espaços multimodais os estudantes produzem o conhecimento de forma individual e colaborativa.

Excelência Acadêmica

Há uma sólida formação humana e acadêmica, com preparação para o enfrentamento dos novos cenários que o mundo nos apresenta.

Ética e Cidadania

O estudante experiencia, no dia a dia, situações em que necessita pensar e posiciona-se de forma ética e cidadã.

Formação Para a Vida Acadêmica e Profissional

Há uma consolidação de saberes que ultrapassam a teoria, dando espaço para grandes escolhas de vida e profissionais.

CURRICULAR

1ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 2ª feira

2ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 3ª feira

3ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 5ª feira

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

OFICINAS DE APRENDIZAGEM:

OPORTUNIDADES OFERECIDAS NO CURRÍCULO:

  • Olimpíadas
  • Redação Nota Mil
  • Orientação Vocacional

Renata Rech – Coordenadora Pedagógica

CURSO NORMAL APROVEITAMENTO DE ESTUDOS HABILITAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Curso Normal do Colégio Dom Feliciano  objetiva a formação de professores para atuarem  na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 Como Colégio de aplicação, prepara os estudantes, conectando estudos formativos com a vivência de práticas pedagógicas no cotidiano escolar, por meio de metodologias reflexivas e  ativas, que têm por objetivo integrar os saberes científicos entre as áreas de conhecimento com os saberes populares através da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e contextualização. Desenvolve habilidades na formação integral, pessoal e profissional de um educador atualizado e conectado com as exigências do mercado de trabalho.

O processo formativo tem duração de um ano e meio. Durante esse período, são realizadas observações e práticas pedagógica, num total de 400 horas.

        Ao término dos três semestres e da conclusão das monitorias, o estudante está apto a  realizar o estágio supervisionado, de 400 horas, no Colégio Dom Feliciano ou na Rede Municipal, conforme orientações regimentais.

       Durante a formação, o estudante já pode exercitar-se  na  carreira profissional através de estágios remunerados nas escolas, atuando como: auxiliar do educador, monitor de estudante de inclusão, dentre outras funções docentes na escola.

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

O Curso busca qualificar profissionais para três grandes frentes:
a) Auxiliar de Laboratório;
b) Operador de Processos Produtivos; e
c) Técnico em Química.

Com a qualificação e a formação, você terá oportunidade de atuar em Indústrias químicas; laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins, laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas; assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos, estações de tratamento de águas e efluentes, entre outros.

O profissional desenvolve habilidades para atuar no mercado de trabalho de forma qualificada e com desempenhos de alto nível. Ao longo do Curso, os estudantes pesquisam, elaboram e aplicam seus projetos de intervenção social ligados à área ambiental da região. O objetivo está em qualificar o estudante para uma atuação ética e solidária, primando pelo desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico na construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

Wanise Pereira Costa Neves – Coordenadora de Etapa

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O Objetivo do Curso está em atuar com competências técnicas e comportamentais, com grande desenvolvimento pessoal e profissional e no exercício da profissão com qualidade e eficiência.

O Curso busca qualificar profissionais para três grande frentes:
a) Agente de Saúde;
b) Assistente de Saúde; e
c)Técnico em Enfermagem.

Este é um grande diferencial, pois os estudantes podem realizar concursos públicos e concorrer a vagas ainda no primeiro módulo. No Colégio Dom Feliciano, você também possui o seu estágio curricular obrigatório 100% orientado com uma enfermeira qualificada e formada para a função.

Com a qualificação e a formação, você terá oportunidade de atuar em hospitais públicos e privados, serviços de urgência e emergência, clínicas, escolas, empresas, Unidades Básicas de Saúde e da Família, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades de Terapia Intensiva, Centros Cirúrgicos, ambulatórios, dentre outros.

Buscar a qualificação no Colégio Dom Feliciano é ter a certeza de que sua formação tem fundamentação teórica e também prática, diferenciando qualquer profissional da comunidade. Há uma grande busca pelos profissionais formados aqui, pois não se tornam mais um na sociedade competitiva de trabalho, e sim os melhores técnicos.

Wanise Pereira Costa Neves – Coordenadora de Etapa

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil do colégio Dom Feliciano, dos 2 anos aos 5 anos, visa ao desenvolvimento das diferentes linguagens através do brincar.

As práticas pedagógicas do colégio que compõem a proposta curricular da Educação Infantil têm, como eixos norteadores, as brincadeiras e interações, respeitando a realidade e a individualidade de cada educando. Os  ambientes são organizados de forma a respeitar os direitos de aprendizagem e se potencializam com a intencionalidade pedagógica do professor.

A proposta pedagógica contempla os objetivos de aprendizagem organizados nos campos de experiências que abordam o Eu, o Outro e o Nós, Corpo, Gestos e Movimento, Traços,  Sons, Cores, Formas, Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação e Espaço, Tempo, Quantidades, relações e transformações,  da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No decorrer dos semestres, os estudante vão protagonizando através dos projetos por aprendizagem; estes, por sua vez, surgem a partir dos interesses, das curiosidades das crianças, das rodas de conversas e da escuta ativa  de cada estudante e da sensibilidade das coisas criadas por  Deus.

Além da professora referência de cada turma, existem os professores especializados de Inglês, Espanhol, Arte, Educação Física e Biblioteca (contação de histórias).  Através das propostas lúdicas e criativas,  as crianças  desenvolvem a autonomia e descobrem as inúmeras  formas de pensar e de se relacionar com o outro.

No colégio Dom Feliciano,  as crianças descobrem e ressignificam a infância, todos os dias,  através da Proposta de Valor.

PROPOSTA DE VALOR DESENVOLVIDA ATRAVÉS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Identidade e autonomia:

Incentivamos a construção da identidade e da autonomia, num processo de interação, afetividade e diversidade.

CRIATIVIDADE

Criatividade:

Estimulamos e potencializamos o pensamento criativo, a imaginação e o pensamento reflexivo.

ESPAÇOS LÚDICOS E CRIATIVOS

Espaços Lúdicos e Criativos:

Respeitam os direitos de aprendizagem. Através do brincar, os espaços proporcionam momentos de exploração e descoberta da aprendizagem.

APRENDIZAGEM NAS DIFERENTES LINGUAGENS

Aprendizagem nas diferentes linguagens:

Valorizamos e incentivamos a aprendizagem nas diferentes linguagens na interação com o outro e com o mundo.

CUIDADO, CONVIVÊNCIA E AFETO

Cuidado, convivência e afeto:

Oferecemos um ambiente acolhedor e seguro, com base nos valores de cooperação, partilha e solidariedade.

EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR

Espaços Lúdicos e Criativos:

Respeitam os direitos de aprendizagem. Através do brincar, os espaços proporcionam momentos de exploração e descoberta da aprendizagem.

FOTOS:

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

OPORTUNIDADES DIFERENCIADAS NO CURRÍCULO:

  • Elefante Letrado
  • Matific – Nível 4 e Nível 5

Daniela Souza da Veiga – Coordenadora Pedagógica

ENSINO FUNDAMENTAL

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Colégio Dom Feliciano desenvolve um processo de formação integral, ampliando a socialização e construindo conhecimentos significativos para a vida de nossos estudantes.

Como abordagem metodológica, seguimos uma abordagem interacionista, que coloca o estudante no centro do processo e entende que a aprendizagem se constrói na interação entre as pessoas e entre elas e o mundo. No dia a dia, são trabalhados elementos fundamentais para o crescimento da criança em todos os aspectos:

  • Ênfase na leitura e na escrita;
  • Formação do gosto pela leitura;
  • Liderança;
  • Resolução de situações-problema;
  • Consumo consciente;
  • Cálculo mental;
  • Observação e compreensão de fenômenos da natureza;
  • Cuidado com a natureza;
  • Consciência temporal e espacial;
  • Respeito às culturas religiosas e o cultivo da espiritualidade cristã.
  • Aprendizagem em múltiplas linguagens.

 

Tudo isso é oferecido através de metodologias ativas, de projetos que potencializam a aprendizagem, permeada pela tecnologia em prol do desenvolvimento de habilidades e competências.

No dia a dia da sala de aula, são utilizadas Plataformas que apoiam a aprendizagem, propiciando o desenvolvimento de habilidades digitais vinculadas às habilidades próprias de cada área de conhecimento. Confira as Plataformas que são utilizadas pelos estudantes dos Anos Iniciais:

MATIFIC

Plataforma gamificada para o ensino de matemática, que desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas com desafios reais e instigantes. As atividades estimulam a tentativa e erro, além de promover curiosidade entre os estudantes.

ELEFANTE LETRADO

Plataforma digital de leitura destinada a criar o hábito de leitura nas crianças e a impactar positivamente seu amplo desenvolvimento. Com mais de 700 livros disponíveis, essa verdadeira biblioteca digital foi projetada para transformar a experiência dos estudantes com a leitura.

Para desenvolver todo esse trabalho de excelência, contamos com um time altamente qualificado de professores, capacitados e preparados continuamente para oferecer uma experiência de aprendizagem diferenciada e desafiadora aos estudantes. Trabalhamos por área de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Cada área é composta por componentes curriculares. Boa parte dos componentes curriculares (Português, Matemática, Educação Financeira, História, Geografia, Ensino Religioso) são ministrados por uma professora titular. Além desta professora, os estudantes têm aulas com professores especializados, em todas as séries, que trabalham com os seguintes componentes curriculares da área das Linguagens:

Arte

Enfoca o desenvolvimento artístico amplo. Está organizada em quatro eixos: Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro.

Educação Fisíca

Enfoca o desenvolvimento da corporeidade. Contempla brincadeiras dirigidas, esportes variados, ginástica e dança.

Língua Inglesa

Enfoca o desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa, a partir de uma abordagem também comunicativa e da ênfase na diversidade cultural.

Língua Espanhola

Enfoca o desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola, a partir de uma abordagem também comunicativa e da ênfase na diversidade cultural.

Ao longo de cada um dos três trimestres, os estudantes vão sendo conduzidos em um processo de avaliação que acontece no dia a dia, de forma natural, contextualizada e com clara intencionalidade pedagógica. São utilizados diferentes instrumentos: tarefas, trabalhos, testes, avaliações escritas, simulados, projetos temáticos, olimpíadas, saídas de campo, dentre outros. Toda a caminhada do estudante resulta, no final do trimestre, em um documento, que sinaliza os resultados obtidos ao longo do processo. Do 1º ao 3º ano, trata-se de um parecer descritivo; no 4º e no 5º ano, o estudante recebe um boletim, com notas em cada uma das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais.

Toda essa metodologia é consolidada através da proposta de valor. Em nosso dia a dia, tudo o que fazemos caminha para a construção de um ser humano que cresce e se desenvolve de forma respeitosa, humana, crítica e criativa. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Dom Feliciano, você encontrará um trabalho que leva à:

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – (com custo adicional)

OFICINAS DE APRENDIZAGEM

OPORTUNIDADES DIFERENCIADAS NO CURRÍCULO:

  • Elefante Letrado – 1º ao 5º ano
  • Programação de Games e APPs – 1º ano
  • Matific – 1º ao 5º ano
  • Modalidade Esportiva no Radar Sports – 2º ao 5º ano
  • Redação Destaque – 3º ao 5º ano

Carla Cardoso Fonseca – Coordenadora Pedagógica

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º Ano)

No Colégio Dom Feliciano, a etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, consolida os conhecimentos já adquiridos, impulsionando o desenvolvimento intelectual na abstração e associação   de diferentes saberes, fundamentados no protagonismo e na liderança, na cientificidade e letramento tecnológico, na intercomunicação, no aprender a aprender, na sustentabilidade e cuidado com o mundo e na autogestão financeira.

O Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano propõe-se a trabalhar na formação de estudantes autônomos, críticos, cooperativos, éticos e solidários promovendo o crescimento pessoal e coletivo.

A aprendizagem ocorre na interação de todos envolvidos, num processo de transformação, colaboração, diálogo, conectividade, inovação e criatividade, possibilitando a análise das informações e a formação de uma base sólida que leva à conexão com o conhecimento e a formação de competências que capacite o estudante a enfrentar as exigências do mundo atual, numa convivência humana e humanizadora. Por meio das metodologias ativas e criativas, o estudante percorre seu percurso de aprendizagem baseado em reflexões, em projetos interdisciplinares que buscam trabalhar os conhecimentos para a compreensão da realidade, desenvolvendo assim, habilidades importantes para a vida, como a espiritualidade, a liderança, a criatividade, a relacionalidade e a comunicação. Ampliando assim, as potencialidades cognitivas do seu processo de aprendizagem num pensar estratégico, fundamentado e ressignificado.

DIFERENCIAIS DE EXCELÊNCIA DO COLÉGIO DOM FELICIANO

Organização Curricular

Contemplamos um currículo interdisciplinar alinhado com a BNCC e BCC da Rede que viabiliza junto aos estudantes o desenvolvimento das habilidades e competências nos diferentes componentes curriculares.

Redação Destaque

O componente de redação está presente no currículo e garante um aperfeiçoamento da escrita do estudante de forma mais específica e personalizada. A utilização de estratégias favorece a produção textual, a organização de ideias, a qualidade gramatical e o desenvolvimento da habilidade escrita.  Mensalmente os textos que recebem destaque, após correção, são divulgados à comunidade escolar.

Iniciação Científica

Os estudantes realizam pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, que fomentam e ampliam diferentes saberes. Ao final do primeiro semestre as produções são apresentadas na Mostra de Ciência e Inovação e Mostra Maker do Colégio, que tem como objetivo compartilhar as aprendizagens dos estudantes, numa atividade integradora de cultura, conhecimento e inovação. A partir da exposição interna dos trabalhos, os estudantes têm a oportunidade de participar de feiras externas.

Olimpíadas

Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a sociabilidade, ao longo do ano letivo, o estudante é estimulado a participar de diferentes olimpíadas do conhecimento, como forma de ampliar seus conhecimentos. Dentre algumas olimpíadas podemos citar: Olimpíada de Matemática Canguru, OBMEP, Olimpíada de Química Júnior, Olimpíada de Matemática sem fronteiras, Olimpíada de Astronomia…

Inteligência Digital e Programação

O componente curricular de Inteligência Digital e Programação desenvolve a criatividade e o pensamento lógico, que apoia as diferentes áreas do conhecimento e traz resultados mensuráveis. Semanalmente os estudantes são desafiados a exercer seu protagonismo na resolução de problemas por meio da programação na plataforma codeBuddy.

Formação de valores

O enfoque da nossa Rede ICM de Educação é educação humanizadora, uma educação que potencialize a capacidade humana de transformar-se, que desenvolva as competências socioemocionais e o conhecimento complexo, por meio de reflexões e ações diárias que despertem o estudante para responsabilidade e  espiritualidade consigo, com o outro e com a sociedade.

DIFERENCIAIS DE EXCELÊNCIA DO COLÉGIO DOM FELICIANO

Protagonismo e Liderança

Ampliam saberes e a competitividade saudável com ética e responsabilidade.

Certificado e Letramento Tecnólogico

Possibilitam a criação de projetos inovadores para construção de novos saberes.

Espaços Colaborativos e Conectados

Possibilitam a criação de projetos inovadores para construção de novos saberes.

Aprender a Aprender

Possibilita a ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.

Sustentabilidade e Cuidado com o Mundo

Possibilita a ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.

Autogestão Financeira

Possibilita a ampliação das potencialidades cognitivas e do protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

OFICINAS DE APRENDIZAGEM:

OPORTUNIDADES DIFERENCIADAS NO CURRÍCULO:

  • Árvore Livros – 6º ao 9º ano
  • Programação e Inteligência Digital – 6º ao 8º ano
  • Redação Destaque – 6º ao 8º ano
  • Redação Nota Mil – 9º ano
  • Olimpíadas – 6º ao 9º ano

NOVO ENSINO MÉDIO

PROPOSTA DE VALOR DESENVOLVIDA:

Projeto de Vida, Inovação e Empreendedorismo

O estudante elabora seu projeto de vida no encontro consigo mesmo e com o outro, realizando suas escolhas de modo mais assertivo e encontrando seu lugar no mundo.

Autonomia Intelectual

Há um aprofundamento científico em que o estudante investiga, argumenta, analisa e torna-se autônomo intelectualmente.

Espaços Híbridos e Interativos

Em espaços multimodais os estudantes produzem o conhecimento de forma individual e colaborativa.

Excelência Acadêmica

Há uma sólida formação humana e acadêmica, com preparação para o enfrentamento dos novos cenários que o mundo nos apresenta.

Ética e Cidadania

O estudante experiencia, no dia a dia, situações em que necessita pensar e posiciona-se de forma ética e cidadã.

Formação Para a Vida Acadêmica e Profissional

Há uma consolidação de saberes que ultrapassam a teoria, dando espaço para grandes escolhas de vida e profissionais.

CURRICULAR

1ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 2ª feira

2ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 3ª feira

3ª Série

Base Comum Curricular e Itinerários Formativos (BNCC)

Manhã – 2ª a 6ª feira
Tarde – 5ª feira

OPORTUNIDADES OFERECIDAS:

OFICINAS DE APRENDIZAGEM:

OPORTUNIDADES OFERECIDAS NO CURRÍCULO:

  • Olimpíadas
  • Redação Nota Mil
  • Orientação Vocacional

Renata Rech – Coordenadora Pedagógica

CURSO NORMAL APROVEITAMENTO DE ESTUDOS HABILITAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Curso Normal do Colégio Dom Feliciano  objetiva a formação de professores para atuarem  na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 Como Colégio de aplicação, prepara os estudantes, conectando estudos formativos com a vivência de práticas pedagógicas no cotidiano escolar, por meio de metodologias reflexivas e  ativas, que têm por objetivo integrar os saberes científicos entre as áreas de conhecimento com os saberes populares através da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e contextualização. Desenvolve habilidades na formação integral, pessoal e profissional de um educador atualizado e conectado com as exigências do mercado de trabalho.

O processo formativo tem duração de um ano e meio. Durante esse período, são realizadas observações e práticas pedagógica, num total de 400 horas.

        Ao término dos três semestres e da conclusão das monitorias, o estudante está apto a  realizar o estágio supervisionado, de 400 horas, no Colégio Dom Feliciano ou na Rede Municipal, conforme orientações regimentais.

       Durante a formação, o estudante já pode exercitar-se  na  carreira profissional através de estágios remunerados nas escolas, atuando como: auxiliar do educador, monitor de estudante de inclusão, dentre outras funções docentes na escola.

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

O Curso busca qualificar profissionais para três grandes frentes:
a) Auxiliar de Laboratório;
b) Operador de Processos Produtivos; e
c) Técnico em Química.

Com a qualificação e a formação, você terá oportunidade de atuar em Indústrias químicas; laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins, laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas; assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos, estações de tratamento de águas e efluentes, entre outros.

O profissional desenvolve habilidades para atuar no mercado de trabalho de forma qualificada e com desempenhos de alto nível. Ao longo do Curso, os estudantes pesquisam, elaboram e aplicam seus projetos de intervenção social ligados à área ambiental da região. O objetivo está em qualificar o estudante para uma atuação ética e solidária, primando pelo desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico na construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

Wanise Pereira Costa Neves – Coordenadora de Etapa

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O Objetivo do Curso está em atuar com competências técnicas e comportamentais, com grande desenvolvimento pessoal e profissional e no exercício da profissão com qualidade e eficiência.

O Curso busca qualificar profissionais para três grande frentes:
a) Agente de Saúde;
b) Assistente de Saúde; e
c)Técnico em Enfermagem.

Este é um grande diferencial, pois os estudantes podem realizar concursos públicos e concorrer a vagas ainda no primeiro módulo. No Colégio Dom Feliciano, você também possui o seu estágio curricular obrigatório 100% orientado com uma enfermeira qualificada e formada para a função.

Com a qualificação e a formação, você terá oportunidade de atuar em hospitais públicos e privados, serviços de urgência e emergência, clínicas, escolas, empresas, Unidades Básicas de Saúde e da Família, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades de Terapia Intensiva, Centros Cirúrgicos, ambulatórios, dentre outros.

Buscar a qualificação no Colégio Dom Feliciano é ter a certeza de que sua formação tem fundamentação teórica e também prática, diferenciando qualquer profissional da comunidade. Há uma grande busca pelos profissionais formados aqui, pois não se tornam mais um na sociedade competitiva de trabalho, e sim os melhores técnicos.

Wanise Pereira Costa Neves – Coordenadora de Etapa