Setores
Direção
Valéria Bauer Bender
valeria.bender@redeicm.org.br
A diretora é o Representante Legal da Unidade de Ensino, designado pela Mantenedora. É dinamizador do Processo Educativo, promovendo um ambiente propício ao cultivo e à vivência da Proposta Educacional expressa no Projeto Educativo da Rede ICM de Educação.
Parágrafo Único. Cabe ao Diretor cumprir e fazer cumprir o disposto neste Regimento e no Plano Global, juntamente com os componentes da equipe gestora, respeitando as disposições legais.
Recursos Humanos e Financeiro
O Serviço de Recursos Humanos e de Contabilidade é responsável pela organização da documentação referente a professores e funcionários, assegurando, a qualquer tempo, a verificação de identidade de cada um e da regularidade e autenticidade profissional, bem como pelo movimento econômico da Unidade de Ensino e executa as atribuições que lhe são inerentes
- Recursos Humanos: Morgana Maria Rohr – E-mail: morgana.rohr@redeicm.org.br
- Tesouraria: Bibiana Elisabet Forell Ermel E-mail: bibiana.ermel@redeicm.org.br
Secretaria
O Serviço de Secretaria é estruturado para apoiar a administração escolar e é responsável pela gestão de toda a documentação educacional referente ao aluno da Unidade de Ensino e de assegurar, pelo registro e fidelidade dos dados, a qualquer tempo, a verificação da identidade de cada aluno e da regularidade e da autenticidade de sua vida escolar.
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira.
Turno Manhã: 08h às 11h
Turno Tarde: 13h às 17h30min
Secretárias: Ir. Leonila Steffens
Maria Roselene Ternus Specht
e-mail: roselene.specht@redeicm.org.br
Serviço de Orientação Pedagógica
O Coordenador Pedagógico coordena e assessora as ações relacionadas ao processo ensino e aprendizagem; dinamiza a reflexão na ação e sobre a ação; busca a inter-relação das áreas do conhecimento e a significação das mesmas com as questões da vida real do aluno e proporciona a integração Escola-Família-Comunidade em uma efetiva vivência da ação conjunta à Luz do Projeto Educativo ICM.
São atribuições do Coordenador Pedagógico:
I. Conhecer e vivenciar o Projeto Educativo das Irmãs do Imaculado Coração de Maria;
II. Orientar os professores quanto ao Projeto Educativo da Rede ICM de Educação, aos objetivos, aos currículos e às dinâmicas de funcionamento da Unidade de Ensino;
III. Assumir a ação conjunta da Unidade de Ensino, dando testemunho diário da vivência da Proposta Educacional;
IV. Assumir-se como gestor e gestora em suas funções;
V. Elaborar, participativamente, a ação educativa, numa atitude reflexiva e de visão holística, buscando, com os professores, a reformulação dos procedimentos pedagógicos, sempre que necessário;
VI. Criar ambiente em que se desenvolva uma pedagogia desafiadora de toda a prática educativa, baseada na ação-reflexão-ação e no diálogo, comprometida com o processo de transformação da sociedade;
VII. Dinamizar reuniões, sessões de estudos, reflexão com os professores, buscando uma participação mais efetiva em coerência com o Projeto Educativo ICM.
VIII. Assessorar os professores no planejamento, execução e avaliação do processo pedagógico, assegurando a unidade de ação;
IX. Promover e assessorar os Conselhos de Classe, planejando os mesmos com o Serviço de Orientação Educacional;
X. Organizar, acompanhar e orientar a realização dos estudos de recuperação, como uma busca conjunta de superação das dificuldades;
XI. Coordenar a equipe docente, avaliando e promovendo o desenvolvimento do trabalho pedagógico e educativo;
XII. Manter contato direto e permanente com os demais Serviços da Unidade de Ensino, buscando a interação dos Setores para a construção do saber em sua globalidade;
XIII. Atualizar, anualmente, o seu Plano de Ação, integrando-o ao Planejamento Estratégico;
XIV. Participar de palestras, cursos e encontros que sirvam de enriquecimento e crescimento da Coordenação Pedagógica, buscando aperfeiçoamento académico;
XV. Atender às exigências legais:
a. Analisar os Históricos Escolares dos alunos recebidos por transferência;
b. Organizar, acompanhar e orientar, a realização das atividades de adaptação ou outra atividade que se apresente na legislação;
c. Manter atualizados os arquivos da Legislação de Ensino;
d. Elaborar e manter em dia as fichas de acompanhamento dos alunos na Unidade de Ensino e das famílias, quando necessário;
e. Realizar relatório das atividades do Serviço.
Coordenadora Pedagógica:
Educação Infantil e Anos Iniciais: Shirlei Wagner Loeser – E-mail: shirlei.loeser@redeicm.org.br
Anos Finais e Extraclasse: Alessandra Caroline Nonnemacher Jaeger – E-mail: alessandra.jaeger@redeicm.org.br
Serviço de Orientação Educacional
O Orientador Educacional acompanha os alunos e os assessora na integração da Comunidade Escolar, de forma preventiva e educativa, contribuindo com o desenvolvimento integral da pessoa.
São atribuições do Orientador Educacional:
I. Conhecer e vivenciar o Projeto Educativo das Irmãs do Imaculado Coração de Maria;
II. Promover a integração Escola e Família, orientando os pais no acompanhamento do processo educativo de seus filhos;
III. Ser elemento de reflexão e de apoio na busca de equilíbrio nas relações interpessoais;
IV. Acompanhar o rendimento escolar dos alunos na área cognitiva, afetiva e psicomotora;
V. Articular, com o Serviço de Orientação Pedagógica, o acompanhamento e avaliação do processo pedagógico;
VI. Participar na organização e execução do Conselho de Classe e reuniões de Professores, a fim de manter uma orientação mais segura, estabelecendo equilíbrio entre o Corpo Docente e Discente;
VII. Dar atendimento individual e grupai aos alunos e, em casos especiais, encaminhá-los a profissionais especializados;
VIII. Acompanhar e orientar adequadamente o aluno na superação das dificuldades inerentes ao crescimento cronológico, mental e psicológico;
IX. Ajudar o professor a compreender melhor os interesses de cada faixa etária dos alunos para que os conteúdos correspondam às suas reais necessidades;
X. Integrar-se ao processo de planejamento da Unidade de Ensino, articulando e executando projetos preventivos junto às turmas;
XI. Despertar o sentido de valorização da vida através de valores que dignificam o ser humano;
XII. Priorizar os princípios éticos no atendimento aos professores, tendo clareza e objetividade na forma de assessorá-los e orientá-los;
XIII. Auxiliar o aluno na busca de estratégias e alternativas à superação de dificuldades apresentadas no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem;
XIV. Acompanhar e orientar os alunos com dificuldades de convivência e de aprendizagem, dialogando com a família sobre o processo educativo do filho e propondo ações e estratégias para a melhoria do seu rendimento escolar;
XV. Assessorar o professor no trabalho junto às turmas, trazendo sugestões de manejo que possam auxiliá-lo na sua interação com os alunos, considerando as características peculiares das diferentes faixas etárias;
Parágrafo único. Demais atribuições encontram-se no Projeto Político-Pedagógico Anual.
- Orientadoras Educacionais:
Educação Infantil e Anos Iniciais: Shirlei Wagner Loeser – E-mail: shirlei.loeser@redeicm.org.br
Anos Finais e Extraclasse: Alessandra Caroline Nonnemacher Jaeger – E-mail: alessandra.jaeger@redeicm.org.br
Atendimento Educacional Especializado – AEE
Da Sala de Recursos para o AEE
A Unidade de Ensino oferece a Sala de Recursos como um serviço de apoio, de natureza pedagógica, com objetivo de efetivação do Atendimento Educacional Especializado — AEE — a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em conformidade com a legislação vigente. Nesse espaço, são desenvolvidas as habilidades necessárias para uma vida autônoma, possibilitando, assim, o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social.
Parágrafo Único. A Sala de Recursos nas Unidades de Ensino da Rede ICM de Educação é organizada a partir do Plano de Atendimento Educacional Especializado da Rede ICM de Educação.
O ingresso do Aluno na Sala de Recursos dar-se-á a partir da avaliação realizada pelos Serviços de Apoio e pelo Serviço de Apoio Especializado.
O trabalho pedagógico a ser realizado na Sala de Recursos constitui-se num conjunto de procedimentos específicos de forma a desenvolver os processos cognitivos, motores e sócio-afetivos-emocionais focados nas necessidades de cada aluno, e é desenvolvido por um Professor Habilitado em Educação Inclusiva ou equivalentes, nos termos da legislação vigente.
Parágrafo único. Demais normatizações e atribuições referentes à Sala de Recursos e as pessoas que nela transitam encontram-se no Plano de Atendimento Educacional Especializado da Rede ICM de Educação, no Projeto Político Pedagógico e legislação vigente.
Associações
A Associação de Pais e Mestres, entidade sem fins lucrativos, é Instituição que visa à integração entre Escola-Família-Comunidade e rege-se por Estatuto próprio em consonância com o Projeto Educativo das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Suas atribuições constam em Estatuto próprio.
Presidente: Leandro Ponne
Serviço de Coordenação Pedagógica – SCP
O Coordenador Pedagógico coordena e assessora as ações relacionadas ao processo ensino e aprendizagem; dinamiza a reflexão na ação e sobre a ação; busca a inter-relação das áreas do conhecimento e a significação das mesmas com as questões da vida real do aluno e proporciona a integração Escola-Família-Comunidade em uma efetiva vivência da ação conjunta à Luz do Projeto Educativo ICM.
São atribuições do Coordenador Pedagógico:
I. Conhecer e vivenciar o Projeto Educativo das Irmãs do Imaculado Coração de Maria;
II. Orientar os professores quanto ao Projeto Educativo da Rede ICM de Educação, aos objetivos, aos currículos e às dinâmicas de funcionamento da Unidade de Ensino;
III. Assumir a ação conjunta da Unidade de Ensino, dando testemunho diário da vivência da Proposta Educacional;
IV. Assumir-se como gestor e gestora em suas funções;
V. Elaborar, participativamente, a ação educativa, numa atitude reflexiva e de visão holística, buscando, com os professores, a reformulação dos procedimentos pedagógicos, sempre que necessário;
VI. Criar ambiente em que se desenvolva uma pedagogia desafiadora de toda a prática educativa, baseada na ação-reflexão-ação e no diálogo, comprometida com o processo de transformação da sociedade;
VII. Dinamizar reuniões, sessões de estudos, reflexão com os professores, buscando uma participação mais efetiva em coerência com o Projeto Educativo ICM.
VIII. Assessorar os professores no planejamento, execução e avaliação do processo pedagógico, assegurando a unidade de ação;
IX. Promover e assessorar os Conselhos de Classe, planejando os mesmos com o Serviço de Orientação Educacional;
X. Organizar, acompanhar e orientar a realização dos estudos de recuperação, como uma busca conjunta de superação das dificuldades;
XI. Coordenar a equipe docente, avaliando e promovendo o desenvolvimento do trabalho pedagógico e educativo;
XII. Manter contato direto e permanente com os demais Serviços da Unidade de Ensino, buscando a interação dos Setores para a construção do saber em sua globalidade;
XIII. Atualizar, anualmente, o seu Plano de Ação, integrando-o ao Planejamento Estratégico;
XIV. Participar de palestras, cursos e encontros que sirvam de enriquecimento e crescimento da Coordenação Pedagógica, buscando aperfeiçoamento académico;
XV. Atender às exigências legais:
a. Analisar os Históricos Escolares dos alunos recebidos por transferência;
b. Organizar, acompanhar e orientar, a realização das atividades de adaptação ou outra atividade que se apresente na legislação;
c. Manter atualizados os arquivos da Legislação de Ensino;
d. Elaborar e manter em dia as fichas de acompanhamento dos alunos na Unidade de Ensino e das famílias, quando necessário;
e. Realizar relatório das atividades do Serviço.
Coordenadora Pedagógica:
Educação Infantil e Anos Iniciais: Shirlei Wagner Loeser – E-mail: shirlei.loeser@redeicm.org.br
Anos Finais e Extraclasse: Alessandra Caroline Nonnemacher Jaeger – E-mail: alessandra.jaeger@redeicm.org.br