Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 15 anos

 

SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CARIDADE – SEC

Detentora do CEBAS

Irmãs do Imaculado Coração de Maria

“Promoção e Defesa da Vida”

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de Atividades

 

2023

 

 

 

 

 

 

 

Rua: Teixeira Júnior, 80

Bairro: Vasco da Gama

CEP:20921- 405  – Cidade:  Rio de Janeiro – UF:  RJ.

Fone:(21) 2580-2832

E-mail:iicm@iicm.org.br

 

 

 

 

 

 

 

Relatório de Atividades

Serviços Socioassistenciais

 

 

ANO  2023

 

 

 

  1. Identificação do Estabelecimento:

 

1.1 Nome: Instituto Imaculado Coração de Maria – Sociedade Educação e Caridade

1.2 CNPJ:92.812.049/0063-60

1.3 Nº da inscrição no CMAS: Nº 562     Data: 17/01/1996

1.3.1 Manutenção da inscrição: Nº 562    Data: 01/05/2022    Validade 30/04/2024

1.4 Endereço Completo: Rua Teixeira Júnior, 80 – Vasco da Gama – RJ

1.5 Data de fundação: 05de agosto de 1996.

 

 

  1. Diretoria do Estabelecimento:

 

 

CargoNomeCPFEndereço
DiretoraElaine Conceição Alves Coutinho030.146.327-16Travessa José Higino, 113 -Tijuca – CEP: 20510-420 – Rio de Janeiro – RJ.
Vice-DiretoraVeranilde do Carmo Pereira Sá423.766.703-06Rua Teixeira Júnior, 80 -Vasco da Gama – Rio de Janeiro –  RJ
SecretáriaMaria Rosângela Alves Sampaio931.558.759-68Rua Lopes Ferraz, 355/201 A c 2 -São Cristóvão – RJ

 

 

 

  1. Missão:

 

Promover e defender a vida de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, contribuindo para a garantia de direitos e a formação de pessoas conscientes e solidárias.

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Visão:

 

Tornar-se uma rede de assistência social qualificada, com sustentabilidade financeira, ampliando a captação de recursos e o atendimento a crianças e adolescentes.

 

  1. Princípios de Gestão:
  • Qualificação profissional
  • Inovação
  • Liderança e empreendedorismo
  • Trabalho em equipe
  • Relações humanas, éticas e solidárias
  • Planejamento e organização
  • Sustentabilidade

 

  1. Objetivo Geral da Mantenedora

Promover e defender a vida, atuando nas áreas de Educação e Assistência Social, com particular atenção e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, visando ao resgate da dignidade humana, à formação cidadã, à defesa dos direitos, à inclusão social e à transformação das estruturas, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária que expresse os valores do Reino de Deus.

 

6.1 Objetivos da Assistência Social

 

6.1.1 Atuar na Proteção Social, através da oferta de serviços Socioassistenciais, equipe qualificada e estrutura física adequada, voltados para a defesa e promoção da vida, a inclusão social, a formação cidadã e o exercício do protagonismo dos usuários.

6.1.2 Desenvolver, conforme preconiza a Política Pública de Assistência Social e demais marcos regulatórios, serviços, programas, projetos e ações voltados às crianças, adolescentes, e suas famílias de forma gratuita, planejada, permanente e continuada, viabilizando ações que tenham centralidade na família-comunidade, em vista do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

6.1.3 Proporcionar espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, dos usuários entre si, com o estabelecimento e a Comunidade.

 

 

 

 

 

 

6.1.4 Estimular e fortalecer a participação dos usuários dos Serviços Socioassistenciais, na elaboração, execução, monitoramento e avaliação do Plano de Ação do Estabelecimento Socioassistencial.

6.1.5 Participar efetivamente dos espaços de controle social, visando a construção e efetivação de Políticas Públicas voltadas para defesa e garantia de direitos e inclusão social dos usuários.

6.1.6 Promover o acesso aos serviços socioassistenciais salvaguardando o princípio da universalização dos direitos, respeitando as diversidades de gênero, etnia e orientação sexual.

6.1.7 Contribuir para o acesso das famílias dos usuários aos benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção na rede de atendimento e proteção social.

6.1.8 Incluir, no Plano de Atividades, ações focadas em realidades específicas como violência, abuso e exploração sexual, tráfico humano, drogadição, trabalho infantil, visando à prevenção e superação das graves violações de Direitos que ameaçam a vida dos usuários.

6.1.9 Realizar programas de formação permanente e continuada, para todos os colaboradores profissionais e usuários do estabelecimento, em vista de uma intervenção qualificada dos Serviços Socioassistenciais.

6.1.10 Desenvolver uma política de valorização, integração, e participação dos funcionários nos processos de planejamento, execução e avaliação das atividades do Estabelecimento Socioassistencial.

6.1.11 Prestar atendimento gratuito em seus Estabelecimentos Socioassistenciais, conforme o disposto em Lei, às pessoas em situação de maior vulnerabilidade e risco pessoal e social, salvaguardando os princípios da transparência, da inclusão, da não discriminação, da participação, da igualdade, da justiça social e da universalidade no atendimento, sem distinção de etnia, gênero, orientação sexual, profissão, religião, opinião política ou outra condição, visando à superação das desigualdades e ao reconhecimento e respeito à diversidade;

6.1.12 Contribuir para a redução de danos sociais, a partir do atingimento das aquisições de segurança, de acolhida, convívio familiar e comunitário, bem como do desenvolvimento da autonomia, conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

 

 

 

 

 

 

  1. Origem dos recursos:

 

(  x ) Mantenedora

(  x ) Doações

 

  1. Infraestrutura:

 

Situação do imóvel: ( x ) próprio

Área do terreno: 7.281,87 m2

Área total construída: 2.860,04 m²

 

DescriçãoNº Total
Salas para múltiplas atividades9
Salas para administração4
Sala para direção1
Sala para vice direção1
Secretaria1
Sala para RH1
Sala para contabilidade1
Sala para atendimento individual1
Sala para atividades de informática e multimeios3
Sala de espera/recepção1
Sala do Serviço Social1

 

 

 

 

 

 

Sala da Psicologia1
Sala da Pedagogia1

Biblioteca

1
Sala de reuniões e vídeo2
Salas próprias para realizações de oficinas6
Capela2
Refeitório3

Cozinha

2
Auditório2
Almoxarifado2
Área externa coberta para atividades esportivas1
Área externa descoberta para atividades esportivas1
Praça ou pracinha2
Banheiros Masculinos23
Banheiros Femininos24
Banheiros para pessoas com deficiência1
Vestiários3
Sala de estar para funcionários1
Sala de acolhida para os usuários (aguardando família em caso de mal-estar)1

 

 

 

 

 

 

Sala  da manutenção1
Sala de apoio para a limpeza1

 

 

 

  1. Identificação dos serviços ofertados:

 

9.1 Proteção Social Básica  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

UsuáriosNº. de Usuários atendidos
Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos193
TOTAL DE USUÁRIOS ATENDIDOS193
Nº de Famílias168

 

9.1.1 Público-alvo (usuários)

 

Foram atendidos crianças e adolescentes, entre seis e quinze anos de idade, que vivem em violência urbana, isolamento e risco social, trabalho infantil e abuso sexual, sendo a maioria beneficiário do PBF – Programa Bolsa Família e cadastrados no CADÚNICO. Famílias com renda per capta de  um salário-mínimo e monoparental.

 

9.1.2 Dados relativos ao CADÚNICO

 

CADÚNICONº de famílias
Famílias Inscritas no CADÚNICO109
Famílias com Bolsa Família88
Famílias com PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)___
Famílias, Crianças e ou Adolescentes com BPC (Benefício de Prestação Continuada)___

 

 

 

 

 

 

 

 

9.1.3 Situação de Vulnerabilidade

 

 

Situação não prioritária para atendimento da criança ou adolescenteNº usuários
I – outras (prevenção de vulnerabilidade)88
Situação prioritária para atendimento da criança ou adolescenteNº usuários
I – em situação de isolamento;25
II – trabalho infantil;__
III – vivência de violência e, ou negligência;78
IV – fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos;__
V – em situação de acolhimento;__
VI – em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto;__
VII – egressos de medidas socioeducativas;__
VIII – situação de abuso e/ ou exploração sexual;2
IX – com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA;__
X – crianças e adolescentes em situação de rua;__
XI – vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência;__
TOTAL GERAL193
Total de crianças e adolescentes cadastrados no CADÚNICO

(mínimo de 50%)

56%

 

 

9.1.4 Recursos humanos utilizados em 2023

 

 

Profissão

(função)

QuantidadeCarga Horária

Semanal

Vínculo c/a entidade
Auxiliar de Cozinha0115hAssociada
Coordenadora Pedagógica0130hAssociada
Técnico de Informática014hTerceirizado
Tesoureira0130hAssociada
Vice- Diretora0130hAssociada

 

 

 

 

 

 

 

9.1.5 Abrangência territorial

 

O Serviço está localizado na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro no Bairro  Vasco da Gama, circulado por São Cristóvão, Caju, Mangueira, Jacaré, Leopoldina, Benfica e Triagem, pertencentes ao corredor imperial, de suma importância histórica da cidade.

Houve o crescimento populacional nas comunidades, e com isso o crescimento da violência e ausência do poder público.  Foram formadas  ocupações nas instalações comerciais, com carência de estrututa básica (luz, água, esgoto e coleta de lixo),  aumentando assim, as diversas vulnerabilidades. Diante das dificuldades encontradas tais como: o alto custo para se manter na cidade e falta de emprego formal, algumas famílias estão retornando para sua cidade natal.

 

9.1.6 Metodologia

 

O processo de trabalho realizado no serviço socioassistencial, ocorreu através do ingresso de usuários e suas famílias, a partir das situações prioritárias, como preconiza o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). Para todas as situações foram traçadas estratégias de intervenção e acompanhamento pela equipe técnica, articulando com as oficinas as necessidades e demandas específicas de cada grupo etário e as situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Tudo sempre articulado e integrado com a Rede de Proteção do Território, bem como com incidindo na participação junto às instâncias de  Controle Social para contribuir e potencializar a qualificação do trabalho e a formação permanente das equipes de trabalho, fomentando e buscando a defesa e a garantia dos  direitos humanos da  Criança e do Adolescente.

Foram realizadas diversas atividades para estimular a  autonomia, participação e o  protagonismo dos usuários.

 

 

 

 

 

 

 

OficinaTemas norteadores

 

ObjetivosPrincipais atividadesDias/mês
CidadaniaRegra de convivência-Aprender a respeitar as diferenças-Roda de conversas

– Jogos interativos

Em todas as oficinas
Artes 

Usar as habilidades

 Descobrir as suas habilidades

– Aprender formas de sobrevivência

 

– Apresentar a teoria .

-Construir de forma descontraída trabalhos manuais. Como bijuterias, pinturas etc.

 2 vezes por semana
InformáticaUso das Redes SociaisAprender a pesquisar utilizando a ferramenta google

Ampliar os conceitos digitais

– Uso de computadores

-Debates sobre temas

2 vezes por semana
Teatro-Viver a arte com Alegria

– Setembro Amarelo.

– Vida da Fundadora.

– Natal

-Introduzir na cultura, Melhorar o senso crítico sobre os acontecimentos no mundo.– Rodas de conversa;

– Montagem de histórias e personagens

– Construção conjunto de teatro.

1 vez por semana
Dança– Dança livre

– Ecos da Natureza

 

Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal);

– Estimular a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.

– Atividades físicas

– Marcação de passos,

-Músicas

2 vezes por semana

 

 

 

 

 

 

 

Capoeira

 

– Consciência

Sobre

Capoeira, seus instrumentos.

– A capoeira como meio de luta na defesa da vida

– Resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura.

– Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;- Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, atabaque

– Contando a história teoricamente

– Atividades diversas da capoeira

2 vezes por semana
MúsicaDespertando dons e talentosVencer a timidez,  educar a voz e descobrir talentos.Por meio de técnicas musicais e educação da voz2 vezes por semana
Passeio

 

Demonstração da capoeira

 

Audição

Divulgar o trabalho realizado – integração com a rede.

 

Participação da audição no Instituto PIO XI

Apresentação

 

 

Apresentação

Novembro

 

 

Novembro

 

 

9.1.7 Formas de Participação dos Usuários do Serviço

 

 

Foram realizadas atividades lúdicas, (destacando a vontade do usuário ingressar na oficina contando nossa história através do teatro), onde foi possível observar integração do usuário no espaço socioassistencial,  na  festa junina, no  batizado e troca de corda da capoeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Relatar como ocorreu a Interlocução com o CRAS/CREAS:

Ocorreram através de reuniões com a rede de proteção, cediada no território, também através dos inúmeros contatos telefônico e troca de informações nos grupo de whatssap visando atender as diversas demandas apresentadas no período.

 

 

 

  1. Informar quais os critérios de ingresso no Serviço:

 

A mantenedora atua de forma padronizada com instrumentos técnicos operativos visando o acesso e a permanência dos usuários no serviço, dessa forma pública de forma transparente o edital de vagas no serviço, visando o ingresso (Janeiro a Dezembro/2023) das crianças e adolescentes, através  das famílias interessadas que tiveram interesse em inscrever seus filhos de seis anos completos há quinze anos, matriculados na rede de ensino, inscritas nos programas governamentais do CADÚNICO e que necessitaram do Serviço ofertado.  Preencheram o requerimento de vaga e pré-inscrição e aguardaram o contato para preenchimento da vaga, de acordo com a faixa etária e a ordem de solicitação da vaga e o grau de vulnerabilidade.

 

Todo o ingresso realizado é referenciado no CRAS – Deputado Luís Eduardo Magalhães – Centro de Referência da Assistência. As famílias que não estavam inseridas no CADÚNICO foram encaminhadas pelo Serviço Social ao CRAS de referência para o cadastro e também seu acompanhamento pela Rede de Proteção Social.

 

 

 

 

 

 

 

  1. Citar os principais resultados obtidos, a repercussão com a oferta do Serviços junto aos usuários atendidos:

 

Segundo relato das famílias e dos próprios usuários,  os  principais resultados se referiu pela mudança comportamental, questões relacionada a aquisição de valores melhorando o convívio familiar  e comunitário e  mudanças nos hábitos alimentares. Destacou-se também as boas referências  dos  usuários em  relação  aos nossos  serviços junto à  comunidade.

 

  1. Descrever as principais parcerias que o Estabelecimento Socioassistencial contou para viabilizar o serviço:

 

            As principais  parcerias de pessoas jurídicas foram: CEASA-RJ( Banco de alimentos); Abruinq ( parceria para atendimentos odontológicos e psicológicos); Cristo do Bem ( Alimentos perecíveis e não perecíveis);  Pessoas Físicas: Paulo Silva ( doação de cadeiras de escritório).

 

  1. Apresentar de maneira geral como foi o processo de formação/capacitação permanente da equipe de trabalho:

 

As  formações ocorreram de acordo  com o  calendário interno e a demanda da   equipe. Com essas formações foi possível organizar o fluxo de trabalho e melhorar as relações entre os colaboradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Caracterização dos usuários atendidos em 2023

 

 

Usuários atendidosGênero declaradoEtnia declaradaPessoas c/ DeficiênciaMigrantesTerritório
Mas-

culino

Femi-

nino

TotalBran-cosPre-tosAmarelos ou indígenasPar-dosTotalRuralUrbano
Crianças e adolescentes

de 06 a 15 anos

1167719336783148193___193
Total Geral1167719336783148193______193

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 19 de Março  de 2024.

 

 

 

Eliane Conceição Alves Coutinho.                                                                                    Diretora.

 

 

Relatório de Atividades

                                 Serviços Socioassistenciais

ANO  2024

  1. Identificação do Estabelecimento:

1.1 Nome: Instituto Imaculado Coração de Maria – Sociedade Educação e Caridade.

1.2 CNPJ:92.812.049.0063-60.

1.3 Nº da inscrição no CMAS: Nº   562   Data: 17/01/1996.

       1.3.1 Manutenção da inscrição: Nº  562   Data: 01/05/2024   Validade: 30/04/2025.

1.4 Endereço Completo: Rua Teixeira Júnior, 80 – CEP: 20921-405 – Vasco da Gama -RJ

1.5 Data de fundação: 05/08/1996.

  1. Diretoria do Estabelecimento:

 

Cargo

Nome

CPF

Endereço

Diretora

Elaine Conceição Alves Coutinho

030.146.327-16

Travessa José Higino, 113 -Tijuca – CEP: 20510-420 – Rio de Janeiro – RJ.

Vice-Diretora

Veranilde do Carmo Pereira Sá

423.766.703-06

Rua Teixeira Júnior, 80 -Vasco da Gama – Rio de Janeiro –  RJ

Secretária

Maria Rosângela Alves Sampaio

931.558.759-68

Rua Lopes Ferraz, 355/201 A c 2 -São Cristóvão – RJ

 

  1. Missão:

Promover e defender a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, através de espaços de prevenção e proteção, para o acesso aos direitos sociais, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e a prática da cidadania.

  1. Visão:

Ser uma rede de assistência social reconhecida pelos serviços qualificados de proteção social, em busca de sustentabilidade.

 

 

  1. Princípios de Gestão:

 

  • Qualificação profissional
  • Inovação
  • Liderança e empreendedorismo
  • Trabalho em equipe
  • Relações humanas, éticas e solidárias
  • Planejamento e organização
  • Sustentabilidade

 

  1. Objetivo Geral da Mantenedora

Promover e defender a vida, atuando nas áreas de Educação e Assistência Social, com particular atenção e cuidado com as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, visando ao resgate da dignidade humana, à formação cidadã, à defesa dos direitos, à inclusão social e à transformação das estruturas, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária que expresse os valores do Reino de Deus.

 

6.1 Objetivos da Assistência Social

6.1.1 Atuar na Proteção Social, através da oferta de serviços Socioassistenciais, equipe qualificada e estrutura física adequada, voltados para a defesa e promoção da vida, a inclusão social, a formação cidadã e o exercício do protagonismo dos usuários.

6.1.2 Desenvolver, conforme preconiza a Política Pública de Assistência Social e demais marcos regulatórios, serviços, programas, projetos e ações voltados às crianças, adolescentes, e suas famílias de forma gratuita, planejada, permanente e continuada, viabilizando ações que tenham centralidade na família-comunidade, em vista do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

6.1.3 Proporcionar espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, dos usuários entre si, com o estabelecimento e a Comunidade.

6.1.4 Estimular e fortalecer a participação dos usuários dos Serviços,  Socioassistenciais, na elaboração, execução, monitoramento e avaliação do Plano de Ação do Estabelecimento Socioassistencial.

6.1.5 Participar efetivamente dos espaços de controle social, visando a construção e efetivação de Políticas Públicas voltadas para defesa e garantia de direitos e inclusão social dos usuários.

6.1.6 Promover o acesso aos serviços socioassistenciais salvaguardando o princípio da universalização dos direitos, respeitando as diversidades de gênero, etnia e orientação sexual.

6.1.7 Contribuir para o acesso das famílias dos usuários aos benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção na rede de atendimento e proteção social.

6.1.8 Incluir, no Plano de Atividades, ações focadas em realidades específicas como violência, abuso e exploração sexual, tráfico humano, drogadição, trabalho infantil, visando à prevenção e superação das graves violações de Direitos que ameaçam a vida dos usuários.

6.1.9 Realizar programas de formação permanente e continuada, para todos os colaboradores profissionais e usuários do estabelecimento, em vista de uma intervenção qualificada dos Serviços,  Socioassistenciais.

6.1.10 Desenvolver uma política de valorização, integração, e participação dos funcionários nos processos de planejamento, execução e avaliação das atividades do Estabelecimento Socioassistencial.

6.1.11 Prestar atendimento gratuito em seus Estabelecimentos Socioassistenciais, conforme o disposto em Lei, às pessoas em situação de maior vulnerabilidade e risco pessoal e social, salvaguardando os princípios da transparência, da inclusão, da não discriminação, da participação, da igualdade, da justiça social e da universalidade no atendimento, sem distinção de etnia, gênero, orientação sexual, profissão, religião, opinião política ou outra condição, visando à superação das desigualdades  e ao reconhecimento e respeito à diversidade;

6.1.12 Contribuir para a redução de danos sociais, a partir do atingimento das aquisições de segurança, de acolhida, convívio familiar e comunitário, bem como do desenvolvimento da autonomia, conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

  1. Origem dos recursos:

( x  ) Mantenedora

( x  ) Doações

 

 

 

 

  1. Infraestrutura:

 

Situação do imóvel: ( x ) próprio

Área do terreno: 7.281,87 m2

Área total construída: 2.860,04 m²

Descrição

Nº Total

Salas para múltiplas atividades

9

Salas para administração

4

 

Sala para direção

1

 

Sala para vice direção

1

Secretaria

1

Sala para RH

1

Sala para contabilidade

1

Sala para atendimento individual

1

Sala para atividades de informática e multimeios

3

Sala de espera/recepção

1

Sala do Serviço Social

1

 

Sala da Psicologia

1

Sala da Pedagogia

1

Biblioteca

1

 

Sala de reuniões e vídeo

2

 

Salas próprias para realizações de oficinas

6

 

Capela

2

 

Refeitório

3

Cozinha

2

Auditório

2

Almoxarifado

2

 

Área externa coberta para atividades esportivas

1

Área externa descoberta para atividades esportivas

1

Praça ou pracinha

2

Banheiros Masculinos

23

Banheiros Femininos

24

Banheiros para pessoas com deficiência

1

Vestiários

3

Sala de estar para funcionários

1

Sala de acolhida para os usuários (aguardando família em caso de mal-estar)

1

Sala  da manutenção

1

Sala de apoio para a limpeza

1

 

  1. Identificação dos serviços ofertados:

 

9.1 Proteção Social Básica Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Usuários

Nº. de Usuários atendidos

Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos

195

TOTAL DE USUÁRIOS ATENDIDOS

195

Nº de Famílias

168

 

 

9.1.1 Público-alvo (usuários)

Foram atendidos crianças e adolescentes, entre seis e quinze anos de idade, que vivem em violência urbana, isolamento e risco social, trabalho infantil e abuso sexual, sendo a maioria beneficiário do PBF – Programa Bolsa Família e cadastrados no CADÚNICO. Famílias com renda per capta de  um salário-mínimo e monoparental.

9.1.2 Dados relativos ao CADÚNICO

CADÚNICO

Nº de famílias

Famílias Inscritas no CADÚNICO

113

Famílias com Bolsa Família

79

Famílias com PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)

__

Famílias, Crianças e ou Adolescentes com BPC (Benefício de Prestação Continuada)

3

 

9.1.3 Situação de Vulnerabilidade

Situação não prioritária para atendimento da criança ou adolescente

Nº usuários

I – outras (prevenção de vulnerabilidade)

45

Situação prioritária para atendimento da criança ou adolescente

Nº usuários

I – em situação de isolamento;

47

II – trabalho infantil;

__

III – vivência de violência e, ou negligência;

97

IV – fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos;

___

V – em situação de acolhimento;

___

VI – em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto;

___

VII – egressos de medidas socioeducativas;

___

VIII – situação de abuso e/ ou exploração sexual;

3

IX – com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA;

___

X – crianças e adolescentes em situação de rua;

___

XI – vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência;

3

TOTAL GERAL

195

Total de crianças e adolescentes cadastrados no CADÚNICO

(mínimo de 50%)

58%

 

 

 

 

9.1.4 Recursos humanos utilizados em 2024

 

Profissão

(função)

Quantidade

Carga Horária

Semanal

Vínculo c/a entidade

Cuidados externos

01

30h

Associada

Técnico de Informática

01

4h

Terceirizado

Tesoureira

01

30h

Associada

 

Vice- Diretora

01

30h

Associada

 

9.1.5 Abrangência territorial

 

O Serviço está localizado na Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro no Bairro Vasco da Gama, circulado por São Cristóvão, Caju, Mangueira, Jacaré, Leopoldina, Benfica e Triagem, pertencentes ao corredor imperial, de suma importância histórica da cidade.

Houve o crescimento populacional nas comunidades, e com isso o crescimento da violência e ausência do poder público.  Formaram ocupações nas instalações comerciais, com carência de estrutura básica (luz, água, esgoto e coleta de lixo), aumento das vulnerabilidades. Diante das dificuldades encontradas tais como: o alto custo para se manter na cidade e falta de emprego formal, algumas famílias estão retornando para sua cidade natal.

9.1.6 Metodologia

 

            O processo de trabalho realizado no serviço socioassistencial, ocorreu através do ingresso de usuários e suas famílias, a partir das situações prioritárias, como preconiza o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). Para todas as situações foram traçadas estratégias de intervenção e acompanhamento pela equipe técnica, articulando com as oficinas as necessidades e demandas específicas de cada grupo etário e as situações de vulnerabilidade e risco   social   e pessoal. Tudo sempre   articulado e   integrado com a   Rede  de  Proteção do

Território, bem como com incidindo na participação junto às instâncias de controle social para contribuir e potencializar a qualificação do trabalho e a formação permanente das equipes de trabalho, fomentando e buscando a defesa e a garantia dos direitos humanos da Criança e do Adolescente. 

            Foram realizadas diversas atividades para estimular a autonomia, participação e o protagonismo dos usuários.

Oficina

Temas norteadores

 

Objetivos

Principais atividades

Dias/mês

Cidadania

Regra de convivência

Aprender a respeitar as diferenças

Roda de conversas

Jogos interativos

Em todas as oficinas

 

Artes

Usar as habilidades

 Descobrir as suas habilidades

Aprender formas de sobrevivência

Apresentar a teoria

Construir de forma descontraída trabalhos manuais. Como bijuterias, pinturas etc.

 2 vezes por semana

Informática

Uso das Redes Sociais

Aprender a pesquisar utilizando a ferramenta google

Ampliar os conceitos digitais

Uso de computadores

Debates sobre temas

2 vezes por semana

 

Teatro

Viver a arte com Alegria

 Setembro Amarelo.

 Vida da Fundadora.

Natal

-Introduzir na cultura, Melhorar o senso crítico sobre os acontecimentos no mundo.

Rodas de conversa;

 Montagem de histórias e personagens

Construção conjunto de teatro.

1 vez por semana

Atividade física

   

3 vezes por semana

 

Capoeira

 Consciência

Sobre

Capoeira, seus instrumentos.

 A capoeira como meio de luta na defesa da vida

 Resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura.

 Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;- Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, atabaque

 Contando a história teoricamente

Atividades diversas da capoeira

2 vezes por semana

 

Música

Despertando dons e talentos

Vencer a timidez,  educar a voz e descobrir talentos.

Por meio de técnicas musicais e educação da voz

2 vezes por semana

 

9.1.7 Formas de Participação dos Usuários do Serviço

 

 

Foram realizadas atividades lúdicas, (destacando a vontade do usuário ingressar na oficina contando nossa história através do teatro), onde foi possível observar integração do usuário no espaço socioassistencial,  na  festa junina, no  batizado e troca de corda da capoeira.

 

  1. Relatar como ocorreu a Interlocução com o CRAS/CREAS:

Ocorreram através de reuniões com a rede de proteção, cediada no território, também através dos inúmeros contatos telefônico e troca de informações nos grupo de whatssap visando atender as diversas demandas apresentadas no período.

 

 

 

  1. Informar quais foram os Critérios de Acesso ao Serviço

 

A mantenedora atua de forma padronizada com instrumentos técnicos operativos visando o acesso e a permanência dos usuários no serviço, dessa forma pública de forma transparente o edital de vagas no serviço, visando o ingresso (Janeiro a Dezembro/2024) das crianças e adolescentes, através  das famílias interessadas que tiveram interesse em inscrever seus filhos de seis anos completos há quinze anos, matriculados na rede de ensino, inscritas nos programas governamentais do CADÚNICO e que necessitaram do Serviço ofertado.  Preencheram o requerimento de vaga e pré-inscrição e aguardaram o contato para preenchimento da vaga, de acordo com a faixa etária e a ordem de solicitação da vaga e o grau de vulnerabilidade.

             Todo o ingresso realizado é referenciado no CRAS – Deputado Luís Eduardo Magalhães – Centro de Referência da Assistência. As famílias que não estavam inseridas no CADÚNICO foram encaminhadas pelo Serviço Social ao CRAS de referência para o cadastro e também seu acompanhamento pela Rede de Proteção Social.

 

  1. Citar os principais resultados obtidos, a repercussão com a oferta do Serviço aos usuários atendidos:

 

     Segundo relato das famílias e dos próprios usuários, os principais resultados se referiu pela mudança comportamental, questões relacionada a aquisição de valores melhorando o convívio familiar e comunitário e mudanças nos hábitos alimentares. Destacou-se também as boas referências dos usuários em relação aos nossos serviços junto à comunidade. 

 

 

 

 

  1. Descrever as principais parcerias que o Estabelecimento Socioassistencial contou para viabilizar os serviços, projeto e ou programa:

 

       As principais  parcerias de pessoas jurídicas foram: CEASA-RJ( Banco de alimentos); Abruinq ( parceria para atendimentos odontológicos e psicológicos); Casa Cristo do Bem ( Alimentos perecíveis e não perecíveis);  Mesa Brasil (SESC).

 

  1. Apresentar de maneira geral como foi o processo de formação/capacitação permanente da equipe de trabalho:

 

       As  formações ocorreram de acordo  com o  calendário interno e a demanda da   equipe. Com essas formações foi possível organizar o fluxo de trabalho e melhorar as relações entre os colaboradores.

 

  1. Caracterização dos usuários atendidos em 2024

Usuários atendidos

Gênero declarado

Etnia declarada

Pessoas c/ Deficiência

Migrantes

Território

Mas-

culino

Femi-

nino

Total

Bran-cos

Pre-tos

Amarelos ou indígenas

Par-dos

Total

Rural

Urbano

Crianças e adolescentes

de 06 a 15 anos

117

78

195

36

79

32

48

195

_

3

_

195

Total Geral

117

78

195

36

79

32

48

195

_

3

_

195

Rio de  Janeiro, 11 defevereiro de 2025.

 

 

Elaine Conceição Alves Coutinho.

                                                                                           Diretora.