Setores

O Concurso de Leitura em Línguas é promovido pela Área de Linguagens em parceira com a Associação de Pais e Mestres (APM) e busca conscientizar os alunos sobre a necessidade de aprenderem a pronunciar adequadamente as palavras, além de observarem entonação e ritmo, em momento de leituras, desenvolvendo a expressão oral e a desinibição.

A Leitura em Língua Portuguesa é destinada a alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental, o Concurso de Leitura em Língua Inglesa: para alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e Concurso de Leitura em Língua Espanhola: que tem como público-alvo alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio.

Os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizam todos os anos uma Feira Solidária de Lanches, a fim de contribuir e aprimorar as relações de cooperação, solidariedade através do estímulo a práticas empreendedoras, onde os alunos colocam em prática o que é repassado em sala de aula (práticas de vendas/marketing/sistema monetário) no sistema de economia solidária, uma vez que tudo que arrecadam é repassado para entidades beneficentes do município.

Como uma Escola Católica que traz em si a concepção humana-cristã de mundo e da realidade acreditamos que momentos de encontro inspira a construção de um espaço escolar que favorece a um processo de formação integral na vivência da fraternidade, do amor, da caridade e da autonomia.

Nesse contexto ao vivenciarmos o Caminhando Juntos traz momentos de crescimento buscando não só evidenciar nosso jeito de ser e acreditar, mas engajar nossos educandos num processo de crescimento que envolve desde conhecer o outro e respeitar o outro até a sua formação integral radicada nos avanços civilizatórios.

A fim de oportunizar um momento de integração entre as famílias o Colégio Madre Bárbara realiza anualmente a Mostra Pedagógica da Educação Infantil – “Encantos e Encontros”. Os trabalhos e Projetos desenvolvidos durante o semestre são expostos no pátio da escola, oportunizando aos pais amplo conhecimento e integração e às crianças um espaço para brincar com os amigos, colegas e professoras.

A Mostra busca compartilhar com a comunidade o trabalho que está sendo desenvolvido na escola. Esta é uma atividade que consta no calendário da Educação Infantil e ocorre no mês e novembro.

A Mostra Científico-Pedagógica busca aprofundar o conhecimento das diferentes tendências de pesquisa, fazendo uso de metodologias científicas; desenvolver o espírito científico e a curiosidade investigativa; selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema a partir do tema pesquisado; relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente; recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na pesquisa para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural e promover o desenvolvimento da autonomia através da pesquisa, ampliando os saberes: ser, saber fazer e saber ser, sendo protagonista do próprio crescimento intelectual.

O momento da definição profissional é gerador de muitas incertezas uma vez que, provavelmente, passamos boa parte de nossas vidas desempenhando atividades profissionais que dependerão das escolhas que fizermos. Sendo assim, com o propósito de auxiliar os estudantes do Ensino Médio a definirem e escolherem com mais segurança a futura profissão e o curso mais condizente com suas habilidades e preferências, propomos um Programa de Orientação Profissional.

O Programa é direcionado para os alunos do ensino médio, com ações planejadas para cada nível de ensino, com a culminância no terceiro ano do ensino médio. No programa é oportunizado vivências práticas e informativas, como: Palestras, Workshops, Painéis, Visitação nas Feiras de Cursos, Oficinas, Bate-papo, Vivências “Mão na Massa”, Teste Vocacional, dentre outras oportunidades organizadas ao longo do ano. E todo esse planejamento só é possível se concretizar, diante das parcerias que o Colégio tem com as principais instituições de ensino superior ou profissionalizantes do nosso estado.

Contemplando as atividades do Programa, temos o Projeto Laços Afetivos no qual tem o principal objetivo de resgatar os valores e fortalecer vínculos, acolhendo aos alunos que estão ingressando no ensino fundamental (1º anos do Anos Iniciais) deixando boas lembranças para os que estão se despedindo (3º anos do Ensino Médio). Durante o ano ocorrem várias atividades onde os alunos do terceirão, intitulados padrinhos e madrinhas dos alunos menores, dos primeiros anos dos Anos Iniciais, no qual tem a oportunidade de ficar juntos, conversar, interagir e brincar em diversas situações propostas, levando muitas recordações afetivas dos laços que construíram ao longo do ano.

Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola, “Líder em Mim” é um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores.

Trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

Promove também a estruturação do currículo socioemocional da escola, que trabalha com o comportamento do aluno diante de diferentes situações da vida, tornando-o um indivíduo mais independente e confiante.

Ao desenvolver competências socioemocionais, os alunos aumentam seu desempenho nos conteúdos cognitivos. Aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento dessas competências cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem-estar ao longo de toda a vida.

O Líder em Mim foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos EUA, baseado no consagrado livro “Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes” e adaptado à realidade brasileira para uso em escolas de nível básico, sendo oferecido com exclusividade no Brasil pela Somos Educação.

O Programa “Líder em Mim” é um modelo de desenvolvimento de lideranças que se aplica em todas as áreas da escola, dentro e fora da sala de aula, o tempo todo. Os educadores usam uma abordagem abrangente que torna o desenvolvimento de liderança uma parte integrante de tudo o que fazem. Assim, tem impacto sobre diferentes aspectos: currículo, metodologia, tradições, forma de organização, cultura, eventos, etc. Os professores lhe dirão: “Este programa não é algo a mais do que fazemos: ele é uma forma de fazer o que já fazíamos de um jeito melhor.”

O Colégio Madre Bárbara, desde 2017 inseriu em seus projetos mais este programa.

VOCÊ JÁ PENSOU EM UMA ESCOLA QUE AJUDE SEU FILHO A SER MAIS PROATIVO, MAIS RESPONSÁVEL COM AS TAREFAS E LIÇÕES DE CASA E AINDA A MELHORAR SUA AUTOESTIMA?

O QUE É O LÍDER EM MIM?

Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda escola, “Líder em Mim” é um eficaz processo de transformação comportamental para alunos e educadores.

Trata-se de um programa com conteúdo e metodologia voltados ao aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida. Focado no Ensino Fundamental, do 1º. ao 5º. ano, alcança os alunos, os professores e os gestores da escola.

O programa desenvolve as habilidades socioemocionais de cada aluno, trabalhando o comportamento diante de diferentes situações da vida, tornando-o um indivíduo mais independente e confiante.

Ao desenvolver competências socioemocionais, os alunos aumentam seu desempenho em sala de aula, nas atividades escolares e provas, além de promover a convivência em grupo. Proporcionando, assim, um aprendizado mais completo com impacto no bem-estar ao longo de toda a vida.

Todos os professores dos Anos Iniciais tiveram formação com representantes da FranklinCovey e prepararam-se para integrar nas suas aulas os 7 hábitos e as ferramentas de liderança.

O nosso projeto curricular é, definitivamente, uma aposta e investimento certeiro, porque cada aluno tem o poder de se tornar líder de si mesmo e afirmar: “Sou Líder do meu Projeto de Vida”, consolidando as aprendizagens sobre a importância do projeto de vida e apoiando-se no programa Líder em Mim, a partir do qual nossos  pequenos vivenciarão novas formas de aprender e conhecer numa viagem única e surpreendente aos 7 Hábitos de Crianças Altamente Felizes, para que sejam Pessoas Altamente Eficazes!

Por meio da Árvore dos 07 hábitos, são ensinados conceitos de escolha, protagonismo, autonomia, entre outros. Entenda:

  • O aluno conhece conceitos de protagonismo, escolha e autonomia;
  • Aprende como estabelecer propósitos, metas e objetivos;
  • Descobre o valor da organização e do planejamento;
  • Desenvolve o respeito, o benefício mútuo, a empatia e a capacidade de entender outro;
  • Aprende a valorizar a diversidade

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ix1A92MVSG0[/youtube]

O Simulado é realizado no 9º ano do Ensino Fundamental II e nas três séries do Ensino Médio, sendo introduzido de forma gradativa no que se refere ao número de questões e desafios de cada ano. Tem como objetivos:

  • proporcionar ao aluno a oportunidade de mais uma possibilidade de acompanhamento da aprendizagem;
  • preparar o aluno para a prática de um instrumento avaliativo mais próximo da realidade de processos seletivos, com questões específicas das mais variadas áreas do conhecimento e dentro de um tempo pré-determinado.

O Colégio oferece projetos de caráter multi e interdisciplinar visando à formação integral do educando, sendo estes nas dimensões social, política, cognitiva, afetiva, ética e religiosa, que permeiam o projeto político pedagógico.

Os conteúdos são desenvolvidos através de situações de aprendizagem que favoreçam as diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades por meio de diferentes estratégias de ensino.