Aula Integrada: Química e Matemática no Laboratório

Na última semana, os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram de uma experiência interdisciplinar incrível no Laboratório de Ciências da Natureza! Juntos, os professores Silvana Emer (Matemática) e Aliar Jung (Química) conduziram uma aula prática sobre processo de diluição do HCl com mensuração do pH. Dessa forma, os estudantes identificaram o fator multiplicativo na diluição do HCl, sua relação com as escalas de pH e construíram o modelo matemático a partir dos dados representados graficamente onde identificaram um padrão exponencial.

Também constataram que o pH é uma medida da acidez ou basicidade de uma solução e que é calculado por meio do logaritmo negativo da concentração de íons hidrogênio e 💡 descobriram que essa fórmula é o modelo matemático construído por eles.

Com isso, compreenderam que o fator multiplicativo tem a ver com a molaridade e com a escala do pH, facilitando a interpretação dos valores de pH.

Nessa prática, os alunos perceberam a interligação de conceitos e a importância da Matemática para resolver questões Químicas do cotidiano. Com isso, reforçamos nosso compromisso com o ensino ativo e integrado!

Compartilhar

Veja também