Em uma proposta pedagógica que une ludicidade e intencionalidade educativa, os alunos da Educação Infantil – Pré1 participaram de atividades práticas voltadas à higiene pessoal e bucal, promovendo a construção da autonomia e o fortalecimento da identidade.
A vivência teve início com o cuidado de uma boneca, em que as crianças puderam simular o momento do banho, passando por etapas como aplicar o shampoo, usar o sabonete, secar com a toalha e utilizar o cotonete com delicadeza. Essa prática possibilitou a compreensão, de forma concreta e afetiva, da importância dos hábitos de higiene no cotidiano.
Na sequência, uma boca gigante foi utilizada como recurso visual e interativo para abordar os cuidados com a saúde bucal. Os alunos escovaram os dentes e utilizaram o fio dental, vivenciando de maneira lúdica e significativa o valor do autocuidado.
Mais do que ensinar rotinas de cuidado, a proposta pedagógica proporcionou experiências que favorecem o reconhecimento de si, o desenvolvimento da autonomia e a valorização do próprio corpo, fortalecendo vínculos com práticas de saúde e bem-estar desde a infância.
Confira todas as fotos: