O Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) organiza a sexta edição do ‘Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental’. O evento será realizado a partir desta quarta-feira, 24 e se estende até sexta-feira, 26, de forma on-line. A iniciativa tem como objetivo debater o papel da profissão na formação da consciência crítica do público e na mobilização social diante da emergência climática. Neste ano, o tema é ‘A prevenção na pesquisa em Jornalismo Ambiental diante dos desastres’.
O evento recebeu dezenas de trabalhos submetidos por pesquisadores de diferentes etapas acadêmicas e regiões do Brasil interessados na temática socioambiental aplicada ao Jornalismo. A participação é gratuita, e as inscrições seguem abertas, no link, para quem deseja acompanhar como ouvinte as mesas virtuais com especialistas da área.
O ‘Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental’ contará com duas conferências. Na abertura, o tema será a pesquisa em Jornalismo Ambiental no contexto de desastres, com Wilson da Costa Bueno, coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Especializado da Universidade de São Paulo (USP). O encerramento ficará a cargo de Rualdo Menegat, professor do Instituto de Geociências da Ufrgs. O profissional falará sobre os desafios ambientais do tempo gaúcho. A programação traz, ainda, duas mesas com pesquisadores e jornalistas.