A 11ª edição da ‘Mesa do Pacto Alegre’ será realizada na próxima quinta-feira, 27, das 8h30 às 11h, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), campus Porto Alegre, oitavo andar (Avenida Doutor Nilo Peçanha, 1.600). O encontro reunirá representantes das universidades, empresas, governo e sociedade civil para apresentar o balanço do ciclo atual de projetos e encaminhar o novo desenho estratégico da iniciativa para os próximos anos.
Para Luiz Carlos Pinto, coordenador do Pacto Alegre, este é um momento de renovação, em que serão apresentados os resultados do ciclo atual e, ao mesmo tempo, serão lançadas as bases de um novo período de desenvolvimento. “O Pacto Alegre é um movimento vivo, que cresce com a participação de novos atores e ideias. Queremos entrar em 2026 com energia e propostas capazes de transformar Porto Alegre em uma referência global de inovação”, afirma.
Entre os destaques desta edição da Mesa, estão as manifestações dos consultores internacionais do Pacto Alegre, Josep Piqué e Santiago Uribe. Ambos compartilharão experiências para a construção de uma visão de futuro para Porto Alegre como polo de Inovação e qualidade de vida.
Além disso, será realizado o lançamento do ‘Selo Amigo da Inovação’, reconhecimento concedido pelo Pacto Alegre a instituições e lideranças que se destacam no apoio e na promoção da cultura inovadora na cidade. Na oportunidade, também serão anunciados os primeiros agraciados com esse título. Para Ricardo Gomes, head de Articulação e Comunicação do Pacto Alegre, a entrega do selo marca um passo importante na valorização da rede de parceiros do movimento. “O ‘Selo Amigo da Inovação’ é uma forma de reconhecer quem contribui para manter o movimento ativo e colaborativo. É um gesto simbólico, mas que reforça o compromisso coletivo com a transformação da cidade”, explica.