Notícias

“Período intenso e desafiador”: Eurico Meira se despede da Comunicação do Grêmio

Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, jornalista fez uma avaliação do trabalho desenvolvido no clube

Eurico Meira avaliou o período como de muitos aprendizados - Crédito: Arquivo pessoal

Com a posse do novo presidente, Odorico Roman, esta tem sido uma semana de diversas mudanças internas no Grêmio. Uma dessas movimentações foi a saída do jornalista Eurico Meira do cargo de executivo de Comunicação, que passou a ser ocupado por Douglas Lunardi. Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, Eurico avaliou o trabalho desenvolvido no clube desde a sua chegada, em fevereiro de 2024, conforme noticiado no portal. “Foi um período muito intenso e desafiador”, afirmou.

Ele salientou que, durante seu comando, foi desenvolvido um trabalho estratégico que reposicionou a Comunicação do Grêmio. “Reconstruímos a missão da área, sua estrutura, seus objetivos e estabelecemos uma atuação orientada a resultados”, enumerou. Segundo Eurico, foi um trabalho intenso para proteger a reputação do clube, além de ampliar a audiência dos canais digitais, engajar os torcedores e apoiar o desenvolvimento de novos negócios e receitas. “Sempre com foco no fortalecimento do futebol, que é a atividade-fim do Grêmio”, acrescentou.

Destaque no digital

Nos canais digitais, pontuou o jornalista, foi possível ampliar a audiência do engajamento, o que trouxe destaque ao clube no ranking digital nacional como o maior clube fora do eixo Rio-SP, de acordo com levantamento mensal Ibope Repucom. “Estamos à frente, inclusive, de clubes como Fluminense e Botafogo”, argumentou. Somando Instagram, Facebook e TikTok, o Grêmio conquistou em 2025 mais de 300 mil novos seguidores, enquanto no X, o engajamento foi ampliado para 6,12% em novembro, número considerado positivo por Eurico.

De acordo com o comunicador, no YouTube, a GrêmioTV também registrou crescimento de 59% no número de transmissões ao vivo, de 50% em visualizações e de 63% em receita. “Em setembro, alcançamos a marca histórica de um milhão de inscritos, motivo de grande orgulho para todos nós”, afirmou. Além disso, Eurico adiantou que o site do Grêmio deve superar o resultado do ano passado, ultrapassando 7,4 milhões de acessos.

Todos esses marcos resultaram no recebimento do título de ‘Marca do Rio Grande do Sul Mais Lembrada no Ambiente Digital’, pela revista Amanhã, em 2025. “Além disso, realizamos um conjunto de ações estratégicas, como media training para atletas e porta-vozes, encontros com a imprensa sobre pautas relevantes do clube e organização de dezenas de entrevistas em diferentes veículos com personagens do Grêmio”, contou.

Para o jornalista, atingir esses resultados foi possível pela dedicação de toda a equipe, que foi “extremamente comprometida e incansável na produção e execução das ações que nos permitiram avançar”. “Gostaria de citar aqui os colegas que atuaram diretamente comigo nessa missão: Paulo Ludwig, gerente de Conteúdo; Rodrigo Fatturi, coordenador de Assessoria de Imprensa; Eduardo Lewandowski, coordenador dos Canais Digitais; Luis Eduardo ‘Mumu’, coordenador da GrêmioTV; Amanda Ferronato, assessora para Assuntos Institucionais; e os colegas Igor Póvoa e Renan Jardim, assessores do Futebol Profissional”, elencou. Todos esses permanecem no Grêmio, exceto Paulo Ludwig.

Oportunidades e desafios

Eurico avaliou o período como de muitos aprendizados. “Atuar na Comunicação do clube exigiu habilidades e competências de diferentes áreas – Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Marketing – em um ambiente de alta exposição e pressão permanente”, destacou. É por isso que ele considera o alinhamento estratégico fundamental para que os membros da equipe atuem na mesma direção. “Sempre buscando fazer o que é certo e melhor para o Clube”, afirmou.

Segundo o jornalista, o tamanho e o alcance do Grêmio representam, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade e um imenso desafio. “É um clube de grande dimensão e enorme capacidade de mobilização. Para ilustrar: em um levantamento recente, identificamos mais de 340 perfis no Instagram, por exemplo, que tratam de assuntos relacionados ao clube”, revelou. Para ele, a ampliação dos espaços de conteúdo, impulsionada pela internet, com perfis de características e interesses diversos, é uma nova realidade para os clubes.

“Outro desafio importante é acertar o timing das ações. Os resultados das partidas precisam sempre ser considerados. Quando a bola não entra e o resultado não vem, o ambiente fica naturalmente mais sensível. Lançar uma pauta positiva após um resultado adverso não funciona”, comentou. Por outro lado, ponderou Eurico, até mesmo os assuntos menos relevantes repercutem melhor quando o time vence: “É preciso sensibilidade permanente para adequar a Comunicação ao momento esportivo”.

“Jornada inesquecível”

Eurico revelou que já tem algumas possibilidades em avaliação no que diz respeito ao seu futuro profissional, mas nada está decidido. “Pretendo dar uma pausa para respirar e estudar ainda mais o negócio do futebol – uma atividade tão apaixonante quanto desafiadora”, alegou. Ele, que construiu a carreira em empresas de mídia, dirigindo equipes de produção de conteúdo para múltiplas plataformas em quatro estados do Brasil, considera a missão de comunicar profundamente inspiradora e é algo que seguirá fazendo parte da sua trajetória. “Por ora, quero deixar aqui o meu agradecimento especial ao presidente Alberto Guerra, aos vice-presidentes do Grêmio, ao ex-CEO Márcio Ramos e a todos os colegas que me ajudaram nessa jornada inesquecível”, finalizou.

Compartilhar:

Deixe um comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!