Notícias

‘Resiliência’ é tema no projeto ‘Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução’

‘Resiliência’ é o tema da segunda exposição do projeto ‘Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução’, com abertura em 9 de agosto, a partir das 15h, na Praça da Alfândega. A iniciativa busca reacender o olhar coletivo sobre a dor, a empatia e a força de reconstrução. Visitação seguirá diariamente, ao longo de 24h, até o dia 11 de setembro. A atração terá 25 fotógrafos que, por meio de seus olhares sensíveis, expõem 80 imagens da trajetória climática que assolou o Rio Grande do Sul. 

Surgido da urgência de transformar o luto em legado, o ‘Memorial das Águas’ é composto por cinco exposições, onde três são em Porto Alegre e duas em Pelotas, ocorrendo de julho a dezembro de 2025, em locais que ficaram submersos. A terceira e última exposição na capital gaúcha será realizada de 13 de setembro a 9 de outubro, com o título ‘Conscientização’. Já em Pelotas, o Largo do Mercado sediará a coletiva ‘Gratidão’, de 25 de outubro a 20 novembro, e ‘Retomada’, de 22 novembro a 20 dezembro. 

Sobre o projeto

O idealizador e coordenador Marcos Monteiro propôs um modelo de exposição pública integrada à vida urbana.  A ação ganhou força com a articulação do produtor Edison Nunes, o apoio do Clube Arte para Todos, entidade que promove o acesso democrático à arte em diversos territórios e viabilização através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC). A promoção é da Galeria Escadaria, criada em 2021 pelo fotógrafo e designer Marcos Monteiro, no Viaduto da Borges de Medeiros.

“O Memorial das Águas é mais do que um registro documental. É um tributo coletivo. Um convite à empatia, à reflexão e à valorização dos vínculos humanos que emergem nos momentos de crise”, destaca o curador Marcos Monteiro. Ele explica que mais do que um registro sobre um desastre natural, o projeto é um legado cultural vivo. Um exercício de memória que resgata o passado com os olhos voltados para o presente e o futuro. Uma homenagem àqueles que ajudaram, resistiram e, pelas águas, redescobriram o poder da coletividade.

Para participar de exposição

Interessados em participar das próximas mostras podem se inscrever, gratuitamente, mediante o preenchimento do formulário. A exigência é que sejam maiores de 18 anos e tenham registrado o lado humano, a solidariedade e o recomeço, na catástrofe que assolou a maior parte do Estado no ano passado. Cada autor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo ser selecionado com mais de uma imagem, todas as informações necessárias estão podem ser encontradas no site.

Compartilhar:

Deixe um comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!