O Ministério da Agricultura estará presente nos debates do Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre, que começa nesta terça-feira, 24. Temas como Cooperativismo, Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e Agroecologia serão os assuntos das discussões do Fórum, que também abrigará um debate preparatório para a Conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável (Rio+20), que irá acontecer no Rio de Janeiro, em junho deste ano.
José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, fará a abertura do fórum. A primeira participação do Ministério da Agricultura será na manhã desta terça-feira, no Palácio do Piratini, com participação do secretário-executivo, que responde interinamente pela pasta, José Carlos Vaz, e o secretário de política agrícola, Caio Rocha. O momento marcará oficialmente 2012 como o Ano Internacional do Cooperativismo. Um representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES) também estará presente no painel.
Na manhã da quarta-feira (25), o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, fará uma palestra sobre Agroecologia e Economia Verde. A apresentação será no auditório da Usina do Gasômetro, às 9h. Um dos principais temas são os alimentos orgânicos. Hoje, mais de 15 mil produtores orgânicos estão registrados no banco de dados do Ministério da Agricultura.
Na quinta-feira, 26, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, participará de uma mesa sobre o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). O debate será no período da manhã, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.