Na reunião do Comitê de Gerenciamento da Copa 2014 realizada nesta quinta-feira, 5, na Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SMGAE), foi feita uma atualização dos programas, obras e projetos de Porto alegre para o Mundial. Sob coordenação do secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, o encontro teve a participação dos secretários Urbano Schmitt e Roberto Bortoncini, além de coordenadores das Câmaras Temáticas e gerentes de programas.
Bosco salientou a preparação para a Copa de 2014 como uma prioridade do governo e destacou o ano de 2012 como decisivo para a execução de obras e projetos que visam o evento. “As coisas estão andando e temos espaços para tocar todos os projetos”, afirmou.
No encontro, foram destacados os avanços do governo perante o evento, como a assinatura do contrato para construção da segunda ponte do Dilúvio, nesta quinta-feira, às 14h, pelo prefeito José Fortunati; a abertura de novos envelopes, que será em 18 de janeiro, do processo de licitação da Avenida Tronco e para o viaduto Júlio de Castilhos – Castelo Branco; o Complexo da Rodoviária; entre outros avanços. A reunião serviu para confirmar os líderes das principais ações para 2012 como o Metrô Porto Alegre, o Programa Copa 2014, entre outros projetos.
Entrará em operação, nas próximas semanas, o software chamado de EPM, desenvolvido pela Procempa, que criará um cronograma modelo das obras de mobilidade, controlando os projetos e abastecendo o portal de gestão com dados detalhados. O Comitê está programando um seminário trimestral envolvendo a sociedade civil para a apresentação dos projetos do Programa Copa.