Panorama

Saúde anuncia criação de mil leitos na Capital até 2014

Ao participar de ato esta manhã no Palácio Piratini, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a abertura de mil novos leitos do SUS no município de Porto Alegre até 2014. A distribuição das vagas entre os estabelecimentos do município está em estudo. Com o governador Tarso Genro, o ministro assinou termos de compromisso para qualificação dos serviços de saúde pública. Entre eles estão a consolidação das redes integradas de saúde, que no Estado ganharam o nome de Rede Chimarrão. Outro destaque ficou por conta da ordem de início das obras das Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) de Lajeado e Santo Ângelo.

Para o ministro da Saúde, a assinatura do termo de compromisso para a consolidação das redes integradas de Saúde é o início de uma mudança no modelo de atendimento do SUS. “É preciso superar as iniciativas isoladas, por meio de redes de atenção à saúde que atuem de forma integrada, organizadas a partir das necessidades dos usuários do SUS”, disse. No foco da implantação da Rede Chimarrão no Estado estão a Rede de Urgência e Emergência, a Rede Cegonha (de atenção à gestante e aos bebês) e a Rede de Saúde Mental, especialmente o atendimento aos dependentes de álcool e outras drogas, como o crack.

A ordem de início das obras das UPAs de Santo Ângelo e Lajeado integra os esforços para a diminuição das filas das emergências hospitalares. As UPAs 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as emergências hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências e Emergências. “Onde já estão em funcionamento, as UPAs são capazes de resolver 96% dos casos, o que significa que de cada 100 pessoas que procuram o pronto socorro, apenas quatro precisam ir a um hospital”, afirmou o ministro Padilha.

Outro acordo firmado nesta sexta-feira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) prevê a constituição de uma rede colaborativa de desenvolvimento científico e tecnológico em Saúde Coletiva. A solenidade no Palácio Piratini foi realizada após uma visita do ministro ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC), quando foi anunciada a inclusão do grupo ao programa SOS Emergências, um conjunto de medidas para qualificar a gestão e melhorar o atendimento que beneficiará 11 hospitais em todo o País.

Compartilhar:

Deixe um comentário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!