Em sessão solene que homenageou o Dia Estadual da Consciência Negra, nesta quarta-feira, 21, a Assembleia Legislativa realizou a entrega do Troféu Deputado Carlos Santos e da Medalha Zumbi dos Palmares. A cerimônia integra a Semana da Consciência Negra do Parlamento, realizada de 14 a 21 de novembro, tendo como tema “A Educação como Instrumento de Liberdade”.
O Troféu Deputado Carlos Santos é um reconhecimento ao trabalho de personalidades e entidades que atuam em prol da valorização da comunidade negra, em cinco áreas: assistência social, cultura, educação, empreendedorismo e políticas sociais. Nascido em Rio Grande, em uma família pobre, o deputado Carlos Santos foi presidente do Legislativo em 1966 e 1967. Em sua vida pública, pautou sua trajetória pela defesa das causas sociais e de questões relacionadas com o racismo.
Na categoria assistência social, recebeu a premiação a Casa Espírita Cantinho Sagrado, fundada em 1991 por Hilel Silberfarb. A entidade atende a 120 mil pessoas por ano e se mantém com suporte do atual diretor, Benomy Silberfarb, além da colaboração voluntária dos trabalhadores da casa e doações do público. Na categoria cultura, foi agraciada a coordenadora do Acampamento Afro de São Lourenço, Vera Lúcia Rodrigues Duarte. Neste ano, o local recebeu mais de quatro mil pessoas durante seus eventos. Vera se estabeleceu há 12 anos na Metade Sul do Estado, onde se encontram diversas comunidades quilombolas, movimentos negros, de mulheres e de indígenas.
O antropólogo e jornalista Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior foi homenageado na categoria educação. Pesquisador da cultura afro-brasileira, o porto-alegrense é especializado em laudos antropológicos, a fim de garantir direitos sociais e culturais, sobretudo em torno de aspectos históricos relativos às comunidades quilombolas, como Limoeiro (Palmares do Sul), Palmas (Bagé) e Rincão dos Martimianos. E o empresário, músico, produtor musical e publicitário Jorge Antônio Alves Vieira recebeu premiação na categoria empreendedorismo. Nascido em Pelotas, Jorge foi responsável, juntamente com outros jovens, no final da década de 70, por desfiles históricos de blocos carnavalescos que participou e ajudou a organizar.
Na categoria políticas sociais, foi agraciado o oficial do Exército Brasileiro, Luiz Cláudio Gonçalves. Ele realizou várias ações de filantropia e caridade, atuando como presidente de entidades da sociedade civil, tais como o Conselho do Banco de Alimentos de Canoas/RS, Lions Clube Canoas Centro, Sociedade Cultural e Beneficente Castro Alves – Canoas, entre outras.
Concedida anualmente pela Assembleia Legislativa, a Medalha Zumbi dos Palmares visa homenagear entidades e personalidades atuantes nas áreas cultural, social, política, esportiva e religiosa. A honraria foi instituída por proposição do deputado Raul Carrion (PCdoB), e os agraciados foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por cinco representantes de reconhecida atuação em prol da comunidade negra.
O senador Paulo Paim (PT/RS) foi agraciado na área política; na área cultural, foi homenageado o Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos; na área social, recebeu a medalha Giane Vargas Escobar em nome do Museu Treze de Maio; na área esportiva, o Grupo da Canela Preta foi agraciado; e na área religiosa, recebeu a homenagem a Ialorixá Nilza de Iemanjá, que fundou seu terreiro em 1972 e, além de oferecer proteção a pessoas carentes, participa de vários congressos sobre etnia e religião afro-brasileira.